Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Escola Gerador transforma-se e evolui para o online já em abril

A partir da próxima temporada, que começa a 13 de abril, a Escola Gerador passa…

Texto de Gerador

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

A partir da próxima temporada, que começa a 13 de abril, a Escola Gerador passa a ser totalmente online. Adequámos os conteúdos com novas abordagens que fazem sentido neste tipo de meio e, finalmente, chegamos de igual forma a todas as regiões do país. Já não há desculpas para não te inscreveres.

As aulas serão realizadas por vídeo online, em tempo real, e ficam gravadas para posterior consulta. A partilha de experiência entre o Prof e os alunos é o principal foco da dimensão prática da Escola Gerador, valorizando assim a aprendizagem adaptada a cada caso.

As inscrições para esta nova temporada estão abertas mas terminam no final deste mês de março. Fica a conhecer, já aqui em baixo, um pouco sobre cada um dos ofícios desta Escola Gerador reinventada:

Fundos Europeus para as Artes e Cultura: da ideia ao projeto

Aprende a detetar oportunidades de financiamento para projetos artísticos e culturais. O universo dos financiamentos europeus é um mundo complexo, em termos de informação, linguagem e procedimentos que, neste ofício, vais começar a dominar.

Português na Ponta da Língua

Como posso melhorar o meu domínio da língua portuguesa? O ofício Português na Ponta da Língua pretende aperfeiçoar as competências linguísticas e comunicativas e ajudar-te a ultrapassar os bloqueios e inseguranças.

Criatividade na Gestão

O ofício de Criatividade na Gestão pretende transmitir ideias sobre como gerir as diferentes dimensões de uma entidade, aplicando as lógicas habituais da gestão empresarial, sempre com o toque de criatividade.

Manual Prático de Ilustração

O ofício Manual Prático de Ilustração pretende falar dos fundamentos da ilustração, através de uma orientação muito prática. Todos os estudantes vão criar um projeto editorial de ilustração próprio.

Planeamento na Produção de Eventos Culturais

O ofício Planeamento na Produção de Eventos Culturais vai falar dos instrumentos indispensáveis para fazer o planeamento de iniciativas culturais e artísticas.

Sensibilidade na Fotografia

O ofício Sensibilidade na Fotografia está dividido em duas grandes secções: assegurar as bases fundamentais da fotografia e encontrar a marca individual de cada estudante no seu trabalho.

Escrita Criativa: Sonho e Utopia

No novo ofício de Escrita Criativa vais descobrir os princípios básicos da criação artística. Podes aprender técnicas para melhorar os teus textos e saber como abrir a fonte ininterrupta de inspiração.

Como está estruturada a Escola Gerador?

À frente de cada ofício estão profissionais da área, que é como quem diz Profs, que trazem um modelo muito prático de ensino, com exercícios, discussões e auto-crítica, tudo num cozinhado de 10 aulas de 2,5 horas cada, a partir das 19h30 e, agora, sem teres de sair de casa.

Consulta o calendário, os temas das aulas da temporada que arranca em abril e inscreve-te já. Descobre mais sobre a Escola Gerador aqui.

A partir do próximo sábado, 21 de março, o Gerador reinventa-se para levar a casa concertos, conversas, cursos online, uma agenda caseira e muito mais. Tudo à distância de um clique no site gerador.eu. Sabe mais aqui.

Publicidade

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

11 Fevereiro 2026

Iza, Lisboa faz-te feliz? Vê a décima nona entrevista deste projeto

10 Fevereiro 2026

De 12 a 15 de março o Uncover regressa a Guimarães. Descobre o programa completo

5 Fevereiro 2026

Inscrições abertas para a 4ª edição do Plano de Valorização e Qualificação dos Recursos Humanos da RTCP

30 Janeiro 2026

As Moradas do Silêncio

27 Janeiro 2026

Post/Zeitgeist: vem refletir sobre o futuro da democracia na Europa com Georg Diez

22 Janeiro 2026

File not Found: procuramos arquivo em Portugal para acolher artista em residência

21 Janeiro 2026

Prospecção Imobiliária

19 Janeiro 2026

Recrutamento: procuramos pessoa para produção executiva

13 Janeiro 2026

Descobre o novo Programa de Pensamento Crítico do Gerador

5 Janeiro 2026

Junta-te ao evento que quer pensar a desinformação e as suas consequências para a democracia

Academia: Programa de Pensamento Crítico Gerador

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Autor Leitor: um livro escrito com quem lê 

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Clube de Leitura Anti-Desinformação 

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Oficina Literacia Mediática

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Oficina Imaginação para entender o Futuro

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Criação e Manutenção de Associações Culturais

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Financiamento de Estruturas e Projetos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Curso Política e Cidadania para a Democracia

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

17 novembro 2025

A profissão com nome de liberdade

Durante o século XX, as linhas de água de Portugal contavam com o zelo próximo e permanente dos guarda-rios: figuras de autoridade que percorriam diariamente as margens, mediavam conflitos e garantiam a preservação daquele bem comum. A profissão foi extinta em 1995. Nos últimos anos, na tentativa de fazer face aos desafios cada vez mais urgentes pela preservação dos recursos hídricos, têm ressurgido pelo país novos guarda-rios.

27 outubro 2025

Inseminação caseira: engravidar fora do sistema

Perante as falhas do serviço público e os preços altos do privado, procuram-se alternativas. Com kits comprados pela Internet, a inseminação caseira é feita de forma improvisada e longe de qualquer vigilância médica. Redes sociais facilitam o encontro de dadores e tentantes, gerando um ambiente complexo, onde o risco convive com a boa vontade. Entidades de saúde alertam para o perigo de transmissão de doenças, lesões e até problemas legais de uma prática sem regulação.

Carrinho de compras0
There are no products in the cart!
Continuar na loja
0