Ainda não te inscreveste para a nova temporada online da Escola Gerador que começa em abril? Tens sete ofícios da cultura portuguesa para explorar e aprender mais sobre áreas como ilustração, produção de eventos, fotografia, escrita e muito mais. Assegura a tua vaga até dia 8 de abril e descobre mais sobre cada ofício aqui:

Criatividade na Gestão

Aprende a gerir as diferentes dimensões de uma entidade, aplicando as lógicas habituais da gestão empresarial, sempre com o toque de criatividade. O Prof. Tiago Sigorelho, ex-diretor de Estratégia de Marca na PT, é presidente e responsável pela gestão da Associação Cultural Gerador.

Escrita Criativa: Sonho e Utopia

Descobre os princípios básicos da criação artística e aprende técnicas para melhorar a escrita e encontrar inspiração. O prof. Luís Filipe Soares, mestre em Estudos de Teatro pela Faculdade e licenciado em Teatro, Ramo de Dramaturgia, pela Escola Superior de Teatro e Cinema, é professor de Escrita Criativa há 12 anos.

Fundos Europeus: da Ideia ao Projeto

Descobre como e onde detetar oportunidades de financiamento para projetos artísticos e culturais. O Prof. Francisco Cipriano está ligado à gestão dos fundos comunitários e projetos de cooperação internacional na Administração Pública Portuguesa, na Comissão Europeia e atualmente na Fundação Calouste Gulbenkian.

Manual Prático de Ilustração

Descobre as bases e técnicas necessárias para elaborares um projeto editorial de ilustração próprio. O Prof. Hugo Henriques é formado em Design Multimédia, tem trabalhado sobretudo como designer gráfico mas é na ilustração que se encontra mais facilmente.

Planeamento na Produção de Eventos Culturais

Põe em prática os passos e instrumentos indispensáveis para fazer o planeamento de iniciativas culturais e artísticas. O Prof. Miguel Bica, um dos fundadores do Gerador e atual diretor de produção e vice-presidente, colaborou em festivais de cinema e foi gestor do projeto PTBluestation. 

Português na Ponta da Língua
Aperfeiçoa as tuas competências linguísticas e comunicativas para ultrapassares bloqueios e inseguranças. A Prof. Ana Salgado começou o seu percurso na Porto Editora, é hoje gestora do Pórtico da Língua Portuguesa e colabora com várias editoras nacionais.

Sensibilidade na Fotografia
Assegura as bases fundamentais da fotografia e encontra a tua marca individual nos diferentes trabalhos fotográficos. A Prof. Estelle Valente é fotógrafa da Gisela João desde 2013, colabora com o Teatro São Luiz e é também autora dos retratos expostos durante todo o ano nas Janelas do Teatro.

Como está estruturada hoje a Escola Gerador?

Nesta fase de recolhimento social que todos vivemos, a Escola Gerador evoluiu para o online de forma a responder ao contexto atual. As aulas acontecem, no entanto, em tempo real, e ficam gravadas para posterior consulta. A partilha de experiência entre o Prof e os alunos é o principal foco da dimensão prática da Escola Gerador.

Os Profs são profissionais de cada uma das áreas e aplicam, por isso, um modelo muito prático de ensino, com exercícios, discussões e auto-crítica. Cada ofício está organizado em 10 aulas de 2h30 cada, a partir das 19h30 e, agora, sem teres de sair de casa.

Consulta o calendário, os temas das aulas da temporada que arranca em abril e inscreve-te já. Descobre mais sobre a Escola Gerador aqui.