fbpx

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Barómetro ao Milímetro: A importância da sustentabilidade nas atividades culturais

Na sequência do lançamento do projeto Sobressalto, não podíamos deixar de abordar a dimensão da…

Texto de Clara Amante

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Na sequência do lançamento do projeto Sobressalto, não podíamos deixar de abordar a dimensão da sustentabilidade no Barómetro Gerador Qmetrics 2021. Quisemos saber, junto dos portugueses, se consideram que a sua vontade de participar em eventos culturais é influenciada pelo facto dos mesmos terem preocupações ambientais.

Assim, apurámos que mais de 70% dos portugueses considera que o facto de eventos, espaços e entidades culturais terem preocupações com a sustentabilidade ambiental iria influenciar positivamente a sua vontade de participar nos mesmos.

Esta é uma tendência que parece ser transversal a todas as faixas etárias, embora seja mais evidente entre os mais jovens, onde chegamos quase aos 80% de respostas afirmativas. Além disso, 21% dos homens responderam negativamente, em comparação com apenas 11% das mulheres.

Quinzenalmente mergulhamos no Barómetro Gerador Qmetrics para te trazermos novas análises sobre a relação dos portugueses com a cultura. Fica atento aos próximos artigos!

O Barómetro Gerador Qmetrics é um estudo anual que analisa a opinião dos portugueses sobre a cultura. Realizado pela primeira vez em 2019, o âmbito do questionário deste ano incidiu, principalmente, nas consequências da pandemia na sociedade e na cultura. Sabe mais sobre o relatório de 2021 aqui e pede o teu relatório completo aqui.

Síntese Ficha Técnica

O universo do estudo é constituído por indivíduos com idade igual ou superior a 15 anos, residentes em Portugal Continental e Ilhas. A Amostra, com 1.200 entrevistas validadas, foi estratificada por região, sexo e escalão etário, em Portugal Continental, e por Ilhas, e distribuída em cada estrato de acordo com a repartição da população alvo em cada estrato. As entrevistas foram realizadas de 22 de março a 27 de abril de 2021, através de um questionário aplicado online utilizando o método CAWI (Computer Assisted Web Interview). Os resultados são apresentados com um nível de confiança de 95%. A margem de erro para a média na escala 1 a 10 é de 0,13 pontos e a margem de erro para a proporção é de 2,12 pontos percentuais.

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

28 Abril 2023

Barómetro ao Milímetro: Perceção da oferta cultural nas diferentes regiões do país

14 Abril 2023

Barómetro ao Milímetro: Pessoas com mais disponibilidade financeira jantam fora mais vezes

24 Fevereiro 2023

Barómetro ao Milímetro: Quais os melhores meios para a comunicação cultural em Portugal?

17 Janeiro 2023

Barómetro ao Milímetro: Educação e conforto financeiro são os fatores mais relevantes

20 Dezembro 2022

Barómetro ao Milímetro: Consumo cultural proativo e reativo

6 Novembro 2022

Barómetro ao Milímetro: O impacto do bem-estar mental e do cansaço no consumo de cultura

17 Fevereiro 2022

Barómetro ao Milímetro: Quem apontam os portugueses como melhores artistas plásticos?

13 Janeiro 2022

Barómetro ao Milímetro: Os atores e atrizes que os portugueses mais admiram

30 Dezembro 2021

Barómetro ao Milímetro: Os escritores preferidos dos portugueses

16 Dezembro 2021

Barómetro ao Milímetro: Quem são os artistas musicais mais admirados pela população?

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Financiamento de Estruturas e Projetos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Criação e Manutenção de Associações Culturais

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

27 outubro 2025

Inseminação caseira: engravidar fora do sistema

Perante as falhas do serviço público e os preços altos do privado, procuram-se alternativas. Com kits comprados pela Internet, a inseminação caseira é feita de forma improvisada e longe de qualquer vigilância médica. Redes sociais facilitam o encontro de dadores e tentantes, gerando um ambiente complexo, onde o risco convive com a boa vontade. Entidades de saúde alertam para o perigo de transmissão de doenças, lesões e até problemas legais de uma prática sem regulação.

29 SETEMBRO 2025

A Idade da incerteza: ser jovem é cada vez mais lidar com instabilidade futura

Ser jovem hoje é substancialmente diferente do que era há algumas décadas. O conceito de juventude não é estanque e está ligado à própria dinâmica social e cultural envolvente. Aspetos como a demografia, a geografia, a educação e o contexto familiar influenciam a vida atual e futura. Esta última tem vindo a ser cada vez mais condicionada pela crise da habitação e precariedade laboral, agravando as desigualdades, o que preocupa os especialistas.

Carrinho de compras0
There are no products in the cart!
Continuar na loja
0