Tal como no Barómetro Gerador Qmetrics 2019, também este ano quisemos avaliar a relevância que os portugueses atribuem a 10 dos sectores da sociedade.

Constatámos que, naturalmente, a saúde se mantém em primeiro lugar, e a Educação em segundo. Já a justiça subiu este ano do sétimo para o terceiro lugar, o que, num momento de alguma incerteza, pode significar um certo sentido de procura de segurança na forma como as pessoas se relacionam em sociedade. Também o jornalismo subiu 0,5 pontos este ano, ultrapassando o entretenimento, ficando, ainda assim, em penúltimo lugar. Tanto a cultura como o ambiente desceram uma posição em relação ao ano passado.

Em geral, as mulheres atribuem pontuações mais altas a todos os sectores, comparativamente com os homens. Mas, apesar disso, as primeiras três posições mantêm-se ocupadas pelos mesmo sectores (saúde, educação e justiça). Para os homens, é a segurança o sector que ocupa a quarta posição, enquanto que para as mulheres é o ambiente.

Já entre os segmentos etários também não surgem diferenças muito significativas. Para os mais jovens, o entretenimento está à frente da defesa nacional e do jornalismo, que é aqui classificado em último lugar.

Quando avaliamos as diferentes pontuações em relação ao nível de escolaridade dos inquiridos, não parece haver grandes distinções. No entanto, parece existir uma maior valorização individual de cada sector à medida que a escolaridade aumenta.

Por último, constatámos que a população portuguesa continua a não ter dúvidas de que a cultura tem uma função na sociedade mais próxima da educação do que do entretenimento, com a manutenção dos 70% verificados em 2019. Analisando os vários segmentos, conclui-se que apenas na idade se verificam diferenças na solidez da relação entre a cultura e a educação, sendo óbvio que essa se intensifica à medida que a idade aumenta.

O Barómetro Gerador Qmetrics é um estudo anual que analisa a opinião dos portugueses sobre a cultura. Realizado pela primeira vez em 2019, o âmbito do questionário deste ano incidiu, principalmente, nas consequências da pandemia na sociedade e na cultura. Sabe mais sobre o relatório de 2020 aqui e pede o teu relatório completo aqui.

Quinzenalmente mergulhamos no Barómetro Gerador Qmetrics para trazer análises dedicadas ao comportamento da cultura em Portugal. Fica atento aos próximos artigos! 

Síntese Ficha Técnica

O universo do estudo é constituído por indivíduos com idade igual ou superior a 15 anos, residentes em Portugal Continental e Ilhas. A Amostra, com 1.201 entrevistas validadas, foi estratificada por região, sexo e escalão etário, em Portugal Continental, e por Ilhas, e distribuída em cada estrato de acordo com a repartição da população alvo em cada estrato. As entrevistas foram realizadas de 20 de abril a 7 de maio de 2020, através de um questionário aplicado online utilizando o método CAWI (Computer Assisted Web Interview). Os resultados são apresentados com um nível de confiança de 95%. A margem de erro para a média na escala 1 a 10 é de 0,15 pontos e a margem de erro para a proporção é de 2,83 pontos percentuais.