Entre os dias 19 e 31 de agosto as ruínas do Convento do Carmo, em Lisboa, transformam-se numa sala de cinema exclusivamente dedicada a Itália. A Grande Arte no Cinema e Clássicos do Cinema Italiano são os dois braços da programação nas duas semanas. 

A Grande Arte no Cinema é o mote para a primeira semana do ciclo, debruçando-se nas vidas e obras de grandes artistas do Renascimento, entre eles Michelangelo, Caravaggio e Tintoretto, até à de artistas mais próximos dos nossos tempos como Van Gogh. Todas as sessões nesta primeira semana contam com a apresentação de um crítico de arte.

A segunda e última semana, Clássicos do Cinema Italiano, apresenta obras de alguns dos mestres do cinema italiano, tal como é possível adivinhar pelo nome. Belíssima de Luchino Visconti, Ontem, Hoje e Amanhã de Vittorio De Sica e Querido Diário de Nanni Moretti são alguns dos filmes a compor a programação. O Carteiro de Pablo Neruda, “um dos maiores êxitos da bilheteira portuguesa”, também se junta ao grupo dos clássicos. 

O Cinema nas Ruínas é uma parceria entre a Festa do Cinema Italiano, a Ar de Filmes/Teatro do Bairro e o Museu Arqueológico do Carmo.  Os bilhetes estarão disponíveis na BOL e na bilheteira instalada em frente ao Museu Arqueológico do Carmo. 

Querido Diário de Nanni Moretti é exibido no dia 31 de agosto 

Local: Museu Arqueológico do Carmo, em Lisboa

Data e hora: 19 a 31 de agosto, às 21h30

Preço: 8€

 


Se queres ler mais sobre a agenda da cultura em Portugal, clica aqui.