Em dias de comemoração do 60.º aniversário, o Teatro Experimental do Porto (TEP) exibe o documentário Vidal Valente, Quanto Importa Ser Leal, realizado por Gonçalo Amorim e Maria Joana Figueiredo em 2013, dia 30 de junho, pelas 19horas, no Cinema Passos Manuel. É prestando homenagem a Vidal Valente, figura relevante na história do Teatro português, que faleceu recentemente com 90 anos, que o TEP percorre uma viagem na história, no tempo e no Teatro que Vidal Valente prestou e acompanhou.

Vidal Valente além de se ter destacado em todas as funções que desempenhou no CCT/TEP é considerado "um ser humano extraordinário, com uma dedicação plena ao Teatro e aos outros", lê-se em comunicado. Vidal Valente descende de uma família que dedicou a sua vida aos palcos, mas, igualmente, de uma ilustre família gaiense, que marcou presença na comercialização do vinho do Porto, foi aderecista, contra-regra, zelador do espólio do TEP, mas, principalmente, de ponto, tendo recebido esse reconhecimento pelos atores, encenadores e dirigentes que foram trabalhando com ele.

No ano em que o TEP comemora sessenta anos, é pelos olhos de Vidal Valente, que percorrem uma viagem documental com o homem que desde 1959 dedicou em regime de celibato a sua vida ao TEP e ao teatro português.

Local: Cinema Passos Manuel, Porto;
Horário: 30 de junho, pelas 19horas;
Preço: entrada livre com lotação limitada. Podes fazer a tua reserva através do email comunicacao.tep@gmail.com.
Fotografias da cortesia do TEP