Já conheces as crónicas que saem regularmente no site Gerador? Então põe-te confortável, traz uma caneca de café quente para te acompanhar nas leituras e decide por qual delas vais começar, porque uma coisa é certa: há muito para te entreteres. Estas crónicas fresquinhas sobre a cultura portuguesa chegam ao Gerador pela mão de diversos autores que admiramos e que nos têm muito a dizer, e abrangem temas variados, que podes ir acompanhando ao longo dos tempos. Se já te deixámos curioso, aqui fica uma pequena amostra do que podes encontrar em cada uma destas crónicas, para que seja mais fácil traçares o teu plano de leitura ;-)

A paisagem a aceitar-se a ela própria, de Tiago Pereira, é a mais recente crónica do nosso site, dedicada ao interior do país. Mensalmente, o Tiago trará momentos de reflexão acerca das terras para além das grandes cidades, da ação do homem no território e pequenas estórias em jeito de diário. Já podes ler o primeiro artigo, que aterrou no nosso site na semana passada, intitulado Serpins, Março de 2020 (Quando aqui chegámos). Boa viagem ;-)

Interferência é uma crónica quinzenal dedicada a música, que nos chega do coletivo artístico do Porto Interferência, com um trabalho direcionado para a criação e formação na área da nova música. Este coletivo pretende explorar os limites da perceção e do gosto musical entre os diferentes públicos, e o mais recente artigo, com um título que nos deixa a magicar sobre o seu interior, é Ecologia Sonora e da originalidade.

Mas se a tua praia é mais a dança, então Entre Movimentos pode ser o teu primeiro passo. Nesta crónica mensal dedicada à dança, Inês Carvalho, bailarina, professora e gestora de comunicação cultural, escreve sobre a forma como experienciamos a dança, que se encontra num momento de mudança e adaptação a esta nova realidade. Descobre o seu último artigo Coreografar a Escrita, onde a autora reflete acerca de escrever sobre e a partir da dança, que implica um outro modo de olhar as palavras e a forma como as escrevemos.

Em A dois tempos, João Campos, director criativo do Estúdio João Campos, onde colabora com marcas comerciais e instituições culturais, propõe-se a explorar o eixo de dependência recíproca entre a cultura e o mercado. Na sua perspetiva a cultura não está desligada da lógica do mercado, nem o mercado desvinculado do potencial da cultura. O imperativo da tragédia é o mais recente artigo que podes descobrir no nosso site.

Se gostas de conhecer novos autores da música portuguesa, então, às segundas-feiras, não podes perder a Mescla da Semana, onde convidamos um autor da cultura portuguesa a mesclar 10 músicas nacionais. Descobre, todas as semanas, as 10 canções preferidas de casa convidado, recorda músicas do passado e conhece novas produções nacionais.

Por fim, a Carta do Leitor é o teu momento. Semanalmente, sempre à segunda-feira, publicamos textos escritos por quem nos lê. Se quiseres ver um texto teu publicado no site Gerador, descobre aqui como fazê-lo.

Já definiste a tua rota pelas várias crónicas que podes encontrar no nosso site? Então mete a primeira e começa a tua viagem. Tens muitos textos para percorrer ;-)