No centro da cidade de Vila Nova de Gaia, o centro museológico da Casa-Museu Teixeira Lopes, recebe até 17 de julho uma exposição de desenhos e caricaturas do pintor Amadeo de Souza-Cardoso. Os trabalhos inéditos em exposição, refletem a identidade artística do modernista português, e juntam-se à obra Caryatide, de Amedeo Modigliani, parte da coleção da Casa-Museu.

Com a curadoria da especialista na vida e obra de Amadeo de Souza-Cardoso, Catarina Alfaro, a exposição inclui desenhos originais do catálogo XX Dessins, patente na Sala Aureliano Lima das Galerias Diogo de Macedo. A Sala Branca será dedicada à biografia e à atividade de caricaturista e, na Sala Negra, vai ser projetado o documentário Amadeo de Souza-Cardoso - Le Dernier secret de l'art moderne, de Christophe Fonseca.

Vai ser lançado um livro catálogo da exposição, com a contribuição da curadora e da investigadora Leonor de Oliveira. Esta exposição resulta de uma parceria entre o município de Gaia e o Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso, em Amarante, e com o Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian.

Até dia 17 de julho, é possível visitar a exposição de desenhos e caricaturas de Amadeo de Souza-Cardoso, na Casa-Museu Teixeira Lopes. As visitas comentadas nos dias 8, 15 e 29 de Maio, às 11h, estão sujeitas a inscrição através do e-mail gaiacultura@cm-gaia.pt.

Local: Casa-Museu Teixeira Lopes, Vila Nova de Gaia

Horário: até 17 de julho, de terça a sexta-feira das 9h às 12h30 e das 14h às 17h30, e aos sábados, domingos e feriados das 09h às 12h30

Fotografias disponíveis na página de facebook do Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso