Amanhã, dia 14 de setembro, a programação da Central Gerador, o espaço do Gerador no Lumiar, é dedicada ao Dia Aberto da Escola Gerador. Um dia bem preenchido para conhecer os formadores, descobrir o espaço onde decorrem as aulas, experimentar os ofícios da cultura portuguesa – que vão da ilustração à gestão cultural – e aproveitar a programação cultural que preparámos para ti ao longo do dia.

Entre as 11h e as 20h podes ainda agarrar o desconto na inscrição que preparámos, em exclusivo, para este dia: 25 eur de desconto sobre o valor do ofício. Para o aproveitares, basta inscreveres-te amanhã, dia 14, directamente com a nossa equipa de inscrições na Central Gerador.

E porque isto de vir ao Dia Aberto da Escola Gerador traz mesmo vantagens se, por algum motivo, não tiveres oportunidade de concretizar a inscrição amanhã levas um código promocional para casa que te dá acesso ao mesmo desconto na nossa loja online, exclusivo para participantes deste dia, e válido até 24 de setembro.

Descobre aqui o programa completo do Dia Aberto Escola Gerador

11h | Workshop de Tecnologias de Interpretação da Personagem
Todos nós merecemos tanto o direito a ficar nervosos, como o direito a fazer um brilharete numa apresentação pública.
Neste workshop, vamos fazer o jogo do quem aguenta mais tempo no centro da sala. Um círculo a meio da sala com a atenção toda no centro durante quarenta e cinco minutos. Para nos conhecermos melhor, para nos superarmos, para nos descobrirmos e, sobretudo, para mostrarmos a nossa personagem.

Exposição Coleção JUMBO, uma iniciativa editorial da Oficina do Cego
Uma coleção composta por 10 reproduções serigráficas de ilustrações de 10 autores, em exposição na Central Gerador e que, claro, poderás visitar neste dia, a partir das 11h. Com obras de Lucas Armendani, Filipe Abranches, José Cardoso, Amanda Baeza, José Feitor, Jean-Michel Bertoyas, André Ruivo, Ricardo Paião Oliveira, Christina Casnellie e Hugo Henriques.

12h | Workshop Designtelling
Vamos lançar as bases para o Design Telling?
Fazer design editorial é como contar uma história: temos de criar uma estrutura e uma narrativa de signos que dão corpo a uma ideia. Neste workshop, começamos por redefinir as regras devagar, depois analisamos os materiais com atenção e, no fim, pomos as mãos na massa. Depois de terminado, vamos apreciar.

12h30 | Conversa Barómetro ao Milímetro: quais os artistas mais admirados pelos portugueses?
O Barómetro Gerador Qmetrics é o primeiro estudo regular sobre cultura em Portugal. Tiago Sigorelho traz à discussão um dos tópicos mais quentes do estudo: quais os artistas mais admirados pelos portugueses.

15h | Workshop Planeamento na Produção de Eventos Culturais
Os instrumentos indispensáveis para fazer o planeamento de iniciativas culturais e artísticas, tudo alicerçado numa dimensão prática bem forte e, neste início de tarde, numa amostra a cargo do prof. Miguel Bica, daquelas que dá vontade de te inscreveres logo a seguir.

15h30 | Demonstração de Antotipia – impressão fotográfica a partir de pigmentos de plantas e vegetais
A antotipia é uma técnica de impressão totalmente ecológica que utiliza como matéria prima corantes orgânicos de origem vegetal, como flores, raízes, frutos e até especiarias. Este processo fotográfico decorre em três etapas: a produção da emulsão fotossensível, o revestimento do suporte e a exposição à luz. Este workshop, guiado pela Sofia Silva, fundadora da Tira-Olhos – Associação de Fotografia Experimental, é limitado a 7 pessoas, por ordem de chegada.

16h | Workshop Sensibilidade na Fotografia
Aquilo que somos pode influenciar uma fotografia?
A formadora Estelle Valente vem mostrar a importância do nosso olhar sobre o objecto fotográfico. Como, no mesmo sítio e com o mesmo modelo, uma fotografia tirada por duas pessoas diferentes, com duas sensibilidades diferentes, dão origem a um resultado completamente diferente. Vem descobrir um cheirinho do que será o ofício Sensibilidade na Fotografia.

17h | Workshop Criatividade na Gestão Cultural
O ofício de Criatividade na Gestão Cultural pretende transmitir ideias sobre como gerir as diferentes dimensões de uma entidade cultural, aplicando as lógicas habituais da gestão empresarial, sempre com um toque de criatividade. O prof. Tiago Sigorelho vai mostrar, em 45 minutos, como a gestão pode ser divertida.

17h30 | Posts-its ilustrados à medida
A ilustradora Jaqueline Arashida vem à Central Gerador para uma actividade de ilustração em tempo real: “O que queres ser quando for grande?”, “O que gostas de aprender?” ou “Qual foi a coisa que mais gostaste de aprender?” são algumas das perguntas que servirão de base à construção de uma parede de post-its ilustrados.

18h | Workshop Manual Prático de Ilustração
O formador Hugo Henriques abordará a técnica de gravura em linóleo, de uma forma rápida e prática, com o objectivo de alcançar um padrão construído a partir dos contributos dos vários participantes. Serão usadas goivas, linóleo, tinta e uma boa dose de improvisação.

19h | Dj Set Shio
Porque vale a pena acabar o dia a abanar a anca, desafiámos o Shio a tomar conta da mesa de mistura para um final de dia relaxado. Shio, é Hugo Martins, produtor e dj. Alma separada do seu antigo alter ego, Shishio, onde o sonho de possuir o irreal se converteu em frequências transcendentais.

A entrada para todas as iniciativas é gratuita.