fbpx
Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Dia Aberto Escola Gerador: um dia para experimentar os ofícios da cultura portuguesa

A próxima temporada da Escola Gerador começa já em Outubro, com seis ofícios da cultura…

Texto de Gerador

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

A próxima temporada da Escola Gerador começa já em Outubro, com seis ofícios da cultura portuguesa. E porque o momento da inscrição vem muitas vezes acompanhado de alguma indecisão, no próximo dia 14 de setembro entre as 11h e as 20h, a Central Gerador  - o espaço do Gerador, no Lumiar, dedicado à promoção da cultura portuguesa onde, também, decorrem as aulas da escola - abre portas para um Dia Aberto da Escola Gerador.

O programa do dia inclui workshops com os formadores de cada ofício, para poderes ter um cheirinho do que vai acontecer nas aulas, uma conversa dedicada aos artistas que os portugueses mais admiram, com dados retirados do estudo Barómetro Gerador Qmetrics, uma demonstração de antitopia, uma técnica de impressão fotográfica totalmente ecológica ou mesmo uma sessão de ilustração ao vivo, em post-its, com a ilustradora Jaqueline Arashida.

E, claro, todos aqueles que participarem neste dia aberto têm acesso a um desconto de 25 euros na inscrição (sobre o valor total do ofício - não acumulável com outros descontos ou vouchers do Gerador). A inscrição na Escola Gerador não tem um custo de jóia associada mas todos os alunos têm que ser Sócios Gerador, o que significa que recebem bimestralmente a Revista Gerador em casa e têm acesso a experiências e descontos em várias entidades da cultura portuguesa. Sabe mais aqui.

Descobre aqui o programa completo do Dia Aberto Escola Gerador

11h | Workshop de Tecnologias de Interpretação da Personagem
Todos nós merecemos tanto o direito a ficar nervosos, como o direito a fazer um brilharete numa apresentação pública.
Neste workshop, vamos fazer o jogo do quem aguenta mais tempo no centro da sala. Um círculo a meio da sala com a atenção toda no centro durante quarenta e cinco minutos. Para nos conhecermos melhor, para nos superarmos, para nos descobrirmos e, sobretudo, para mostrarmos a nossa personagem.

Exposição Coleção JUMBO, uma iniciativa editorial da Oficina do Cego
Uma coleção composta por 10 reproduções serigráficas de ilustrações de 10 autores, em exposição na Central Gerador e que, claro, poderás visitar neste dia, a partir das 11h. Com obras de Lucas Armendani, Filipe Abranches, José Cardoso, Amanda Baeza, José Feitor, Jean-Michel Bertoyas, André Ruivo, Ricardo Paião Oliveira, Christina Casnellie e Hugo Henriques.

12h | Workshop Designtelling
Vamos lançar as bases para o Design Telling?
Fazer design editorial é como contar uma história: temos de criar uma estrutura e uma narrativa de signos que dão corpo a uma ideia. Neste workshop, começamos por redefinir as regras devagar, depois analisamos os materiais com atenção e, no fim, pomos as mãos na massa. Depois de terminado, vamos apreciar.

12h30 | Conversa Barómetro ao Milímetro: quais os artistas mais admirados pelos portugueses?
O Barómetro Gerador Qmetrics é o primeiro estudo regular sobre cultura em Portugal. Tiago Sigorelho traz à discussão um dos tópicos mais quentes do estudo: quais os artistas mais admirados pelos portugueses.

15h | Workshop Planeamento na Produção de Eventos Culturais
Os instrumentos indispensáveis para fazer o planeamento de iniciativas culturais e artísticas, tudo alicerçado numa dimensão prática bem forte e, neste início de tarde, numa amostra a cargo do prof. Miguel Bica, daquelas que dá vontade de te inscreveres logo a seguir.

15h30 | Demonstração de Antotipia – impressão fotográfica a partir de pigmentos de plantas e vegetais
A antotipia é uma técnica de impressão totalmente ecológica que utiliza como matéria prima corantes orgânicos de origem vegetal, como flores, raízes, frutos e até especiarias. Este processo fotográfico decorre em três etapas: a produção da emulsão fotossensível, o revestimento do suporte e a exposição à luz. Este workshop, guiado pela Sofia Silva, fundadora da Tira-Olhos – Associação de Fotografia Experimental, é limitado a 7 pessoas, por ordem de chegada.

16h | Workshop Sensibilidade na Fotografia
Aquilo que somos pode influenciar uma fotografia?
A formadora Estelle Valente vem mostrar a importância do nosso olhar sobre o objecto fotográfico. Como, no mesmo sítio e com o mesmo modelo, uma fotografia tirada por duas pessoas diferentes, com duas sensibilidades diferentes, dão origem a um resultado completamente diferente. Vem descobrir um cheirinho do que será o ofício Sensibilidade na Fotografia.

17h | Workshop Criatividade na Gestão Cultural
O ofício de Criatividade na Gestão Cultural pretende transmitir ideias sobre como gerir as diferentes dimensões de uma entidade cultural, aplicando as lógicas habituais da gestão empresarial, sempre com um toque de criatividade. O prof. Tiago Sigorelho vai mostrar, em 45 minutos, como a gestão pode ser divertida.

17h30 | Posts-its ilustrados à medida
A ilustradora Jaqueline Arashida vem à Central Gerador para uma actividade de ilustração em tempo real: "O que queres ser quando for grande?", "O que gostas de aprender?" ou "Qual foi a coisa que mais gostaste de aprender?" são algumas das perguntas que servirão de base à construção de uma parede de post-its ilustrados.

18h | Workshop Manual Prático de Ilustração
O formador Hugo Henriques abordará a técnica de gravura em linóleo, de uma forma rápida e prática, com o objectivo de alcançar um padrão construído a partir dos contributos dos vários participantes. Serão usadas goivas, linóleo, tinta e uma boa dose de improvisação.

19h | Dj Set Shio
Porque vale a pena acabar o dia a abanar a anca, desafiámos o Shio a tomar conta da mesa de mistura para um final de dia relaxado. Shio, é Hugo Martins, produtor e dj. Alma separada do seu antigo alter ego, Shishio, onde o sonho de possuir o irreal se converteu em frequências transcendentais.

A entrada para todas as iniciativas é gratuita.

Publicidade

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

O Parlamento Europeu: funções, composição e desafios [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Iniciação ao vídeo – filma, corta e edita [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Introdução à Produção Musical para Audiovisuais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Iniciação à Língua Gestual Portuguesa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Planeamento na Comunicação Digital: da estratégia à execução [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Práticas de Escrita [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Viver, trabalhar e investir no interior [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Soluções Criativas para Gestão de Organizações e Projetos [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online ou presencial]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Narrativas animadas – iniciação à animação de personagens [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online e presencial]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Pensamento Crítico [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Planeamento na Produção de Eventos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

1 ABRIL 2024

Abuso de poder no ensino superior em Portugal

As práticas de assédio moral e sexual são uma realidade conhecida dos estudantes, investigadores, docentes e quadros técnicos do ensino superior. Nos próximos meses lançamos a investigação Abuso de Poder no Ensino Superior, um trabalho jornalístico onde procuramos compreender as múltiplas dimensões de um problema estrutural.

8 DE ABRIL 2024

A pobreza em Portugal: entre números crescentes e realidades encobertas

Num cenário de inflação galopante, os salários baixos e a crise da habitação deixam a nu o cenário de fragilidade social em que vivem muitas pessoas no país. O número de indivíduos em situação de pobreza tem vindo a aumentar, mas o que nos dizem exatamente esses números sobre a realidade no país? Como se mede a pobreza e de que forma ela contribuiu para outros problemas, como a exclusão social?

A tua lista de compras0
O teu carrinho está vazio.
0