O filme Ela é Uma Música, de Francicas Marvão, vem à Parede no dia 28 de Dezembro , às 21h30. A SMUP será uma paragem da “Ela é Uma Música Tour”, digressão que tem levado a vários pontos do país  o primeiro documentário sobre as mulheres no rock português, que estreou a 10 de Maio no Indie Lisboa.

No ecrã passarão várias gerações de mulheres deste universo, tido como masculino ao longo dos anos, como Lena d’Água, Adelaide Ferreira, Ana Deus e Xana, formações como Clementine, Panelas Depressão e Anarchicks.  Depois da projecção da obra de Francisca Marvão, na qual podemos encontrar  imagens de concertos realizados na SMUP, haverá uma conversa com a realizadora e com Ondina Pires (das bandas Pop Dell’Arte, Ezra Pound e a Loucura e The Great Lesbian Show). A noite termina com uma actuação ao vivo do grupo reunido para a sequência final da longa-metragem, Ela é Uma Banda.

Foi em 2015 que Francica Marvão começou a filmar, aquando da abertura do bar Damas, onde a programação de sexta-feira dedicava uma noite às mulheres que produzem música. Este contacto sensibilizou a realizadora para a falta de representação das mulheres do rock português no espaço público.  “Este filme é sobre música, mas não é só sobre música. Fala sobre questões sociais e de género. Portanto queremos discutir isso”, disse a realizadora numa entrevista à revista MAGG.

Local: SMUP, Parede

Data e hora: 28 de Dezembro, às 21h30

Preço: 5€ (4€ para sócios)

*Este artigo encontra-se ao abrigo do Acordo Ortográfico de 1945

Cartaz cedido por Rui Eduardo Paes

Se queres saber mais sobre a agenda da cultura em Portugal, clica aqui.