A nova temporada da Escola Gerador está a chegar, com sete ofícios da cultura portuguesa, e já te podes inscrever. Todos os ofícios têm uma dimensão muito prática, pensada pelos nossos profs, que são profissionais em atividade. Juntámos pessoas que são apaixonadas pelo que fazem a um modelo muito prático de ensino com exercícios fora da caixa, discussões e autocrítica.

Isto significa que os profissionais que estão à frente de cada ofício da Escola Gerador, mesmo que nunca tenham dado aulas antes, são profissionais atentos e que têm a urgência de transmitir o seu conhecimento e experiência ao mundo. Desafiam os alunos a descobrir o seu potencial dentro de cada ofício e, de vez em quando, também são desafiados pelo Gerador em novos projetos e tropelias :-) Vamos conhecê-los?

Ana Salgado

A Ana, Prof do novo ofício Português na Ponta da Língua, é tripeira de gema, trocou o cimbalino pela bica. Iniciou o seu percurso profissional na Porto Editora, e, hoje, é gestora do Pórtico da Língua Portuguesa e colabora com várias editoras nacionais. Coordena dois projetos lexicográficos na Academia das Ciências de Lisboa e, como tem sede de conhecimento, aventurou-se num doutoramento. Nos tempos livres, é consultora linguística do Gerador.

Estelle Valente

Estelle é a Prof do ofício Sensibilidade na Fotografia e tem como única obsessão fotografar o que não existe. Nasceu em Paris, mas há quase 10 anos que não passa sem a luz de Lisboa. É a fotógrafa de Gisela João desde 2013 e colabora com o Teatro São Luiz, fotografando ensaios, peças e eventos. É também autora dos retratos expostos durante todo o ano nas Janelas do Teatro.

Hugo Henriques

Hugo é o Prof do ofício Manual Prático de Ilustração e também é um dos responsáveis pelo design da Revista Gerador. Nasceu em Vila Franca de Xira, em 1982, mas passou a sua infância numa minúscula aldeia da Beira Baixa, Chão do Galego. Até finalizar o seu percurso académico em Design Multimédia, passou por Castelo Branco, Caldas da Rainha e Porto. Tem trabalhado sobretudo como designer gráfico, mas é na ilustração que se encontra mais facilmente.

Miguel Bica

Miguel é o Prof do ofício Planeamento na Produção de Eventos Culturais e gosta de fazer coisas acontecer. Colaborou em festivais de cinema e foi gestor do projeto PTBluestation. Um dos fundadores do Gerador, tem vindo a vê-lo crescer todos os dias. É aí que se dedica diariamente, de corpo e alma. Diz a toda a gente que é alentejano, apesar de não ser bem verdade.

Pedro Saavedra

Pedro é o Prof do ofício de Técnicas de Interpretação da Personagem e é um artistaa com dois a. Formado pela ESTC, foi professor de expressão dramática durante 5 anos. Foi director artístico de uma companhia de teatro na Amadora e de uma estação de metro de Lisboa. É um dos fundadores do Gerador, onde é director artístico sem saber muito bem como.

Sónia Rodrigues

Sónia é a Prof do ofício de Designtelling e foi diretora de arte da Revista Gerador. Estudou design de comunicação, trabalhou em publicidade e design, e tornou-se freelancer. Já ensinou crianças, dá inputs de consultoria, tira fotografias para memórias futuras, faz bolos, e ainda tem tempo para um marido, um filho e um cão.

Tiago Sigorelho

Tiago é o Prof do ofício de Criatividade na Gestão Cultural e é um inventor de ideias. Começou a trabalhar aos 22 anos na Telecel e, pouco depois da mudança de marca para Vodafone, resolveu ir fazer estragos iguais para a PT, onde chegou a Diretor de Estratégia de Marca. Hoje é o responsável pela gestão do Gerador, a associação que quer levar a cultura portuguesa a todos.

A Escola Gerador

As aulas decorrem num ambiente moderno e acolhedor, na Central Gerador, o espaço do Gerador dedicado à promoção da cultura portuguesa, no Lumiar, em Lisboa e funcionam num horário para todos. São 10 sessões, de 2,5 horas cada, uma vez por semana, das 19h30 às 22h, entre janeiro e março.

Créditos – Foto de Bárbara Monteiro
escola-gerador-profs-lumiar-oficios