Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Exposição “Círculo Infinito” na Casa da Cultura de Setúbal: fases da vida representadas em corpos e emoções

A Casa da Cultura, em Setúbal, recebe até dia 28 de maio a exposição “Círculo…

Texto de Ana Mendes

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

A Casa da Cultura, em Setúbal, recebe até dia 28 de maio a exposição "Círculo Infinito", uma criação de Rui Patraquim e Rita Vilhena. A exposição reúne um conjunto de imagens dos dois artistas, inspiradas nas pinturas de István Sándorfi, representativas do corpo, das emoções e sentimentos inerentes ao conceito do infinito.

Um círculo que se torna infinito como a vida e as gerações, que procura a transformação, a morte e o recomeço. Este projeto começa por explorar a morte e toda perturbação associada, incluindo a euforia. Seguido do momento de beleza do (re)nascimento e da (re)transformação.

"As pinturas emocionalmente carregadas do István Sándorfi inspiraram-me a querer representar essa carga em forma de fotografia, onde os sentimentos são extremos e dramáticos", confessa Rui Patraquim. "Durante a captura das imagens, na minha mente acabou por estar constante o poema de Vinicius de Moraes “o verbo no infinito”, que acabou por dar mote às 3 fases."

Para a artista Rita Vilhena, as obras de István Sándorfi serviram de inspiração "na ideia dum corpo que se emociona, carregando-se e descarregando-se. Um corpo poroso, aberto às intensidades da vida que se lhe atravessa." Para as suas imagens, reuniu uma série de objetos que ajudaram a criar um estado de constante viagem por três momentos. O que as une é a constante procura de novas intensidades físico-emotivas, expressão e observação destas no decorrer do próprio evento.

Local: Casa da Cultural de Setúbal

Horário: 30 de abril a 28 de maio, de terça-feira a domingo, das 10h às 22h

Preço: Gratuito

Fotografias da cortesia de Casa da Cultura de Setúbal

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

4 Outubro 2021

“Hergé”: recorda-se o autor de Tintim em documentos, recordações e memórias na Gulbenkian

16 Setembro 2021

Hot Clube de Portugal mostra as histórias d’ O Jazz na Banda Desenhada

24 Agosto 2021

“JÁ em Alvalade”: exposição decorre até 31 de agosto

16 Agosto 2021

Dali & Música Contemporânea, o melhor de dois mundos na pele de “A Divina Comédia”

27 Julho 2021

“Bordalo em Trânsito”: exposição revisita temas bordalianos, da política à tradição

26 Julho 2021

“Livros de Artista de Artistas Mulheres”, uma coleção que reflete a criação artística nacional

22 Julho 2021

Paisagens da Madeira: “On the (im)permanence of the (is)land”, no Teatro Municipal Baltazar Dias

12 Julho 2021

Exposição de Bárbara R.: crescem montanhas de lã na Ó Galeria do Porto

7 Julho 2021

Pinturas de José Grazina vão para “Além da Paixão”, na Galeria de Arte PASSEVITE

6 Julho 2021

Galeria Santa Maria Maior recebe exposição “Ante.Visão”: tributo ao surrealista Cruzeiro Seixas

Academia: Programa de Pensamento Crítico Gerador

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Autor Leitor: um livro escrito com quem lê 

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Curso Política e Cidadania para a Democracia

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Financiamento de Estruturas e Projetos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Clube de Leitura Anti-Desinformação 

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Oficina Literacia Mediática

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Oficina Imaginação para entender o Futuro

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Criação e Manutenção de Associações Culturais

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

20 abril 2026

Futuro ou espaço de incerteza? A visão de Luz Venceslau sobre o ensino superior

Para muitos jovens o ensino superior continua a ser o percurso natural, quase obrigatório, para garantir um futuro melhor. Apesar disso, nem todos os que escolhem seguir este caminho encontram uma realidade correspondente às expetativas. Neste projeto, procuramos perceber, através de uma reportagem aprofundada e testemunhos em vídeo, o que está realmente a em causa no ensino superior em Portugal. O que está a afastar os jovens? O que os faz ficar ou sair? E, sobretudo, que país estamos a construir quando estudar se transforma num privilégio ou num risco.

16 fevereiro 2026

Com o patrocínio do governo, a desinformação na Eslováquia está a afetar pessoas, valores e instituições

Ataques a jornalistas, descredibilização da comunicação social independente, propagação de informação falsa, desmantelamento de instituições culturais. A desinformação na Eslováquia está a crescer com o patrocínio dos responsáveis políticos, que trazem para o mainstream as narrativas das margens. Com ataques e mudanças legislativas feitas à medida, agudiza-se a polarização da sociedade que está a prejudicar a democracia e o sentimento europeísta.

Carrinho de compras0
There are no products in the cart!
Continuar na loja
0