Nos dias 18 e 19 de novembro, decorre na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, o II Encontro Internacional de História Oral do Cinema Português, que celebra o 50.º aniversário da criação do Centro Português de Cinema (CPC).

Criado em 1969, por um grupo de jovens cineastas, o Centro Português de Cinema (CPC) contou com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, tornando-se num centro relevante da História do Cinema português da segunda metade do século XX. Com a sua criação, inaguram-se os chamados “Anos Gulbenkian”, de onde sairão, com o suporte financeiro da instituição, as primeiras obras de cineastas históricos.

O encontro pretende proporcionar a discussão junto dos seus participantes (de renome ligados ao estudo científico da História do Cinema Português) problematizando-se a História do Cinema português através da História Oral e do audiovisual. Além disso, este econtro proporcionará também a possibilidade de o público poder interagir diretamente com os testemunhos que foram entrevistados ao longo do projeto.

Local: Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa

Data e hora: 18 e 19 de novembro, a partir das 9h30

Preço: Entrada livre

Fotografia de Timothy Eberly via Unsplash

Se queres saber mais sobre a agenda da cultura em Portugal, clica aqui.