Foi no incrível espaço do Museu da Electricidade, da Fundação EDP, que a Ignição Gerador encantou todos os presentes com dois performances inéditas.

À espera de Samuel 

Já Mário Cesariny se queixava: “Batem palmas e depois deixam-me ir sozinho para casa”. A verdade é que muitos têm esperado por Godot, muitos têm aplaudido a primeira peça de Samuel Beckett (estreada em 1953), mas é possível que Beckett, como Cesariny, tenha ido muitas vezes “sozinho para casa”. Poucos são, em suma, os que esperam pelo Mário, ou pelo Samuel – nome que aqui simboliza o de qualquer autor, mas ao qual é retirada a solenidade de uma ideia de criação.

As duas personagens estão à espera do Samuel, sim, mas na verdade o que desejam não é a sua obra; é a sua vida. Talvez queiram casar com ele junto à Fontana di Trevi. Talvez queiram apenas sentir-se, elas mesmas, um pouco menos sós. Até porque desconfiam que nem sequer existem, a não ser uma para a outra, na cabeça uma da outra. Só o Samuel, porventura, lhes devolverá a existência. Se o Samuel existir. Existiremos, pois, uns sem os outros?

Esperamos por quem?

Texto de Cláudia Lucas Chéu, Filipa Leal, Maria Quintans

Dramaturgia de Cláudia Lucas Chéu

Interpretação de Claudia Lucas Chéu, Maria Quintans

Tejo Mar 

João, um estudante de teatro português, está terminando sua temporada de estudos no Rio de Janeiro. É sua última semana deste lado do oceano, e ele redescobre o Rio de Janeiro ao qual chegou há dez meses. E diante dessa nostalgia em seu modo de encarar essa cidade à qual ele diz “Adeus” (ou “até logo”) ele encontra Marina, uma bela brasileira que o desperta dúvidas pouco antes de sua partida.

Direção: Bernard Lessa

Roteiro: Bernard Lessa

Produção Executiva: Bernard Lessa

Fotografia: Bernard Lessa e Denis Augusto   Câmera: Bernard Lessa e Denis Augusto

Arte: Laura Shaulders e Sergio Batista

Som: Caique Mello

Edição: Bernard Lessa

Edição de Som: Thiago Piccinini

Texto Declamado: Juliana de Moraes

Elenco: Welket Bungué, Luísa Pitta, Silvana Pinto, Julia Deccache, Paula Durand