Afrossurrealismo e Afrofuturismo: a representação artística de uma sociedade inclusiva
Os conceitos de afrossurrealismo e afrofuturismo surgiram no âmbito da luta antirracista e da afirmação da negritude. Caracterizados como “movimentos de rutura que transcendem as categorias do pensamento ocidental”, colocam a comunidade negra como protagonista nas várias áreas da sociedade, sejam as artes, a ciência ou a tecnologia. Com estes movimentos especulativos, espera-se a construção de um mundo mais inclusivo, onde as pessoas não sofrem discriminação, nem veem as suas tradições suprimidas da história.
Lê tudo, aqui.


Sobre quatro rodas: mulheres contra a discriminação de género no skate
O ano é 2020. Existe medo na rua, medo no toque e na ameaça de transitar. A casa ficou pequena por tanto se repetir, e, no scroll do telemóvel, vídeos mostram o corpo em movimento. Uma tábua de madeira, lixa e quatro rodas: o skate ressurge como um ato libertário.
Lê tudo, aqui.


Recibos verdes: entre a liberdade e a desproteção
Trabalhar a recibos verdes pode trazer liberdade e flexibilidade, mas também “desproteção e injustiça”, particularmente nos casos em que a prestação de serviços esconde uma relação de trabalho dependente com um empregador.
Lê tudo, aqui.


Solidão: a pandemia silenciosa
Apesar de estarmos potencialmente próximos uns dos outros, há cada vez mais pessoas a sentirem-se sozinhas. A solidão surge muitas vezes estereotipada como um problema dos idosos, mas é tão sentida quanto temida pela generalidade das pessoas. Lembra-nos que somos seres sociais e que as relações sociais positivas são uma necessidade humana básica e fundamental para o bem-estar. A falta de laços sociais tem efeitos negativos na saúde. Mas do que se fala quando se fala em solidão? Isolamento social e solidão são a mesma coisa? Que impacto tem na nossa saúde?
Lê tudo, aqui.

