Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Opinião de Paula Cardoso

Saber negro, sorver branco

Nas Gargantas Soltas de hoje, Paula Cardoso fala-nos na (falta de) remuneração pelo trabalho de consultoria feito por pessoas negras e em representatividade.

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

A boa notícia alenta-me por telefone: a multinacional X está a criar um programa de formação de novas lideranças, que pretende atrair candidatos com diferentes pertenças étnico-raciais.

A iniciativa, explicam-me abreviadamente, surge no âmbito de uma nova estratégia, que visa promover uma maior diversidade nos cargos de topo.

Para concretizar a boa intenção, essa entidade contratou uma consultora, por estes dias investida em seleccionar, entre outros, currículos de pessoas negras com perfil para ocupar posições de chefia.

A missão revelou-se impossível, a avaliar pelo telefonema que recebi.

Incapaz de realizar o trabalho para o qual foi contratada, a consultora lembrou-se de pedir ajuda a quem diariamente lida com potenciais candidatos a esse programa de formação de novas lideranças com diferentes pertenças étnico-raciais.

Ou seja: sobretudo activistas e associações, num processo que na última semana chegou até mim, enquanto fundadora da plataforma digital Afrolink.

Fiel ao compromisso expresso online – de ajudar empresas interessadas em constituir equipas étnica e racialmente diversas a encontrar profissionais africanos e afrodescendentes para as integrar –, manifestei a minha disponibilidade e interesse para facilitar esse “match”.

Mas ao confrontar o incontornável – “esse trabalho vai ser remunerado?” –, respondem-me o inaceitável: “Não”. É então que devolvo com outra questão: “Você vai ser paga, certo?”.

Certíssimo, confirmo, enquanto explico que a consultoria é um dos serviços prestados pelo Afrolink.

Percebo o desconforto do outro lado da linha, peço uma formalização do pedido por e-mail, e no exacto momento em que desligo o telefone, lembro-me dos créditos. Afinal, qual seria a consultoria reconhecida pelo trabalho? A Afrolink, pró bono, ou a outra, paga?

Estamos a avançar em termos de representatividade?

A resposta apresentou-se noutro momento, numa reunião com uma entidade pública. Convidada a integrar um grupo de trabalho não remunerado sobre a prevenção e combate da discriminação nas escolas, deparei-me com a existência de outro grupo remunerado com os mesmos fins. No primeiro caso, não remunerado, apenas uma das pessoas integrantes não era racializada, enquanto no segundo todos os participantes eram brancos.

Mais uma vez: qual dos grupos seria reconhecido pelo trabalho?

De novo, a resposta impõe-se a partir da experiência, acumulada entre vínculos associativistas: em demasiadas ocasiões, o convite a pessoas negras para integrarem painéis de discussão chega sem proposta de pagamento, realidade que, entre conversas de bastidores, se revela não ser extensiva aos convidados brancos.

Uma vez mais, onde está o reconhecimento?

Navego pelos três exemplos acima descritos, enquanto busco respostas para uma pergunta que me foi lançada recentemente: “Vemos cada vez mais pessoas negras a ocuparem o espaço público. Significa que estamos a avançar em termos de representatividade?”.

Sei que estamos a avançar, quanto mais não seja por hoje vermos e ouvirmos pessoas negras quando antes permaneciam invisibilizadas e silenciadas. Mas desengane-se quem pensa que essa mudança é produto de uma transformação do sistema. Se agora temos pessoas negras a afirmar a sua voz e visibilizar as suas histórias, isso deve-se em grande parte aos movimentos da sociedade civil.

Se assim não fosse, teríamos não apenas o acolhimento do saber negro, mas também o seu reconhecimento. Sem as manobras de aproveitamento de cada dia.

-Sobre a Paula Cardoso-

Fundadora da comunidade digital “Afrolink”, que visibiliza profissionais africanos e afrodescendentes residentes em Portugal ou com ligações ao país, é também autora da série de livros infantis “Força Africana”, projetos desenvolvidos para promover uma maior representatividade negra na sociedade portuguesa. Com o mesmo propósito, faz parte da equipa do talk-show online “O Lado Negro da Força”, e apresenta a segunda temporada do “Black Excellence Talk Series”, formato transmitido na RTP África. Integra ainda o Fórum dos Cidadãos, que visa contribuir para revigorar a democracia portuguesa, bem como o programa de mentoria HeforShe Lisboa. É natural de Moçambique, licenciou-se em Relações Internacionais e trabalhou como jornalista durante 17 anos, percurso iniciado na revista Visão. Assina a crónica “Mutuacção” no Setenta e Quatro, projecto digital de jornalismo de investigação, e pertence à equipa de produção de conteúdos do programa de televisão Jantar Indiscreto.

Texto de Paula Cardoso
A opinião expressa pelos cronistas é apenas da sua própria responsabilidade.

As posições expressas pelas pessoas que escrevem as colunas de opinião são apenas da sua própria responsabilidade.

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

8 Setembro 2026

Sempre houve luta, sempre houve jasmim

18 Agosto 2026

Porque desistimos de pensar no futuro?

4 Agosto 2026

A regularização extraordinária de imigrantes em Espanha

14 Julho 2026

A insustentável leveza de um violador

30 Junho 2026

Uma mesquita digna para o Porto

16 Junho 2026

5 mil euros por mês, a trabalhar 2 dias e meio por semana? É possível

2 Junho 2026

Do livro

19 Maio 2026

O teatro palestiniano: ser ou não ser?

12 Maio 2026

A real decadência europeia

21 Abril 2026

Multilinguismo? O controlo da diversidade cultural na UE

Academia: Programa de Pensamento Crítico Gerador

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Criação e Manutenção de Associações Culturais

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Clube de Leitura Anti-Desinformação 

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Curso Política e Cidadania para a Democracia

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Oficina Literacia Mediática

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Gestão de livrarias independentes e produção de eventos literários [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Iniciação ao vídeo – filma, corta e edita [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Financiamento de Estruturas e Projetos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Oficina Imaginação para entender o Futuro

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

20 abril 2026

Ensino superior: futuro ou espaço de incerteza?

Para muitos jovens o ensino superior continua a ser o percurso natural, quase obrigatório, para garantir um futuro melhor. Apesar disso, nem todos os que escolhem seguir este caminho encontram uma realidade correspondente às expetativas. Neste projeto, procuramos perceber, através de uma reportagem aprofundada e testemunhos em vídeo, o que está realmente a em causa no ensino superior em Portugal. O que está a afastar os jovens? O que os faz ficar ou sair? E, sobretudo, que país estamos a construir quando estudar se transforma num privilégio ou num risco.

16 fevereiro 2026

Com o patrocínio do governo, a desinformação na Eslováquia está a afetar pessoas, valores e instituições

Ataques a jornalistas, descredibilização da comunicação social independente, propagação de informação falsa, desmantelamento de instituições culturais. A desinformação na Eslováquia está a crescer com o patrocínio dos responsáveis políticos, que trazem para o mainstream as narrativas das margens. Com ataques e mudanças legislativas feitas à medida, agudiza-se a polarização da sociedade que está a prejudicar a democracia e o sentimento europeísta.

Carrinho de compras0
There are no products in the cart!
Continuar na loja
0