fbpx

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

“As Perguntas que Somos”: o formato livro da plataforma Entre | Vistas já está disponível

A obra é da autoria de Paula Perfeito e constitui o resultado da evolução do blogue de comunicação cultural, do qual é fundadora e curadora, para o formato livro. Lançada em novembro de 2022 pela Poética Edições, a obra é uma coletânea de 34 entrevistas que revelam “um diálogo imaginário implícito com a humanidade” que lança “pistas para a compreensão do ser humano”, explica a autora ao Gerador.

Texto de Débora Cruz

Fotografia de Isabel Nolasco

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

As perguntas que somos é o primeiro livro publicado por Paula Perfeito e marca a estreia da Poética Edições no género entrevista. Na obra, as perguntas são as grandes protagonistas e, através delas, são desvendados “olhares de personalidades desassossegadas” e “inquietantes”, com diferentes “histórias de vida, trajetos profissionais e domínio de saberes”, lê-se no comunicado. Ao Gerador, a autora indica que “a pergunta” surge como “o fio condutor das 34 entrevistas coligidas no livro e como métrica para definir o que somos”, sustenta, “no pressuposto de que, num tempo em que as respostas se querem prontas a servir, é feita aqui a apologia de que há que perguntar”.

Para além de sugerir o traçar de uma “cartografia para a humanidade”, Paula Perfeito destaca ainda que o livro se propõe, a partir das perguntas, a “juntar respostas que contribuam, mesmo sabendo não ser leve a missão, para a nossa própria interpretação de um mundo que queremos ver transformado para melhor”. Ao longo das 34 entrevistas é possível denotar a existência de “um diálogo imaginário implícito com a humanidade e vão nessa linha sendo lançadas pistas para a compreensão do ser humano”, lê-se também no comunicado. 

A obra representa a evolução do blogue de comunicação cultural, Entre | Vistas, fundado pela autora, para o formato livro. Paula Perfeito explica que as motivações que a levaram a criar a plataforma, em 2014, foram as mesmas que espoletaram a construção da obra que agora publica. “Com o livro, ainda que centrado exclusivamente na componente das entrevistas, procuro ampliar a voz do site enquanto projeto de comunicação cultural”, declara. 

Paula Perfeito acredita que o livro pode oferecer uma maior tangibilidade às premissas sobre as quais a plataforma Entre | Vistas se edificou: a “promoção de práticas de leitura e cruzamento de conhecimentos”; a oferta de uma “resposta ativa e consciente à importância de promover uma presença responsável no digital”; e a “vontade de escutar e dar voz, pela pergunta, a personalidades líderes, inquietantes, desassossegadas, com valor e valores, para a construção de um mosaico de saberes humanistas”.

Capa do livro "As Perguntas que Somos", da autoria de Sara Vaz Pinto

O livro acolhe 32 das entrevistas já publicadas na plataforma digital e duas conversas inéditas, uma com a escritora Raquel Serejo Martins e outra com a Diretora-Geral da Bonifácio Wines, Rita Bonifácio. Entre os entrevistados encontra-se também o escritor Afonso Cruz, o ator e humorista Miguel Lambertini, a cientista política Marina Costa Lobo, o fotógrafo e biólogo Veríssimo Dias, o padre Vítor Feytor Pinto, o diretor da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa, Nelson Ribeiro, ea investigadora Nádia Battella Gotlib,da Universidade de São Paulo.

Sobre os critérios que levaram à inclusão destes entrevistados na obra, a autora aponta para o caráter intemporal das conversas e sublinha “a convicção de que estas 34 entrevistas, uma vez fixadas no tempo através desta publicação física, possam conservar o seu interesse hoje e amanhã”. Paula Perfeito defende também que procurou, através dos entrevistados escolhidos, obter uma representação “significativa e relevante, em perfis e disciplinas, geografias, idades e género”.

Para descrever as conexões entre as respostas dadas por cada entrevistado, a autora cita o livro O Pequeno Caminho das Grandes Perguntas, de José Tolentino Mendonça: “Ouvimos muitas vezes dizer que à nossa época faltam mestres. Temos especialistas de todo o género, tornámo-nos uma sociedade de peritos (…). Mas faltam-nos guias capazes de fazer uma síntese”. 

Paula Perfeito explica que é “essa sabedoria, essa visão de conjunto, essa completude maior do que as partes que os 34 entrevistados deste livro, com quem converso, nos dão”, assevera, “e  que, depois, no contraponto com a visão de cada leitor, darão origem – será saudável que assim aconteça – a visões consonantes ou dissonantes, mas porventura consolidadas”.

Paula Perfeito. Fotografia de O Fotógrafo Português

A obra conta ainda com um projeto fotográfico da autoria de Isabel Nolasco, um prefácio escrito pela cientista Maria Manuel Mota e um posfácio redigido pelo historiador José Miguel Sardica.

Para consultares mais informações, podes clicar, aqui.

Publicidade

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

7 Agosto 2024

Novo regime de entrada gratuita em museus já entrou em vigor

31 Julho 2024

UNA promove “Automapeamento” para reconhecer e valorizar as Artes Negras em Portugal

24 Julho 2024

Seia: Terrenos agrícolas vão ser “ocupados” com cultura durante 9 dias

17 Julho 2024

Mais de 1800 pessoas e entidades defendem “liberdade de escrever, de publicar e de ler”

10 Julho 2024

Junho de 2024 foi globalmente mais quente do que qualquer junho de que há registo

4 Julho 2024

Porto: novo programa apoia melhorias na casa de pessoas com deficiência

25 Junho 2024

Último Recurso esteve no principal fórum climático que prepara as decisões da COP29

11 Junho 2024

Prémio Fundações vai dar 50 mil euros a projetos de arte, ciência, cidadania e solidariedade

4 Junho 2024

Irene Flunser Pimentel: “o identitarismo é a grande arma da extrema-direita”

28 Maio 2024

Tiago Fortuna: “a deficiência é um espaço de combate para quem a habita”

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Narrativas animadas – iniciação à animação de personagens [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online e presencial]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Escrita para intérpretes e criadores [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Financiamento de Estruturas e Projetos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Introdução à Produção Musical para Audiovisuais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Soluções Criativas para Gestão de Organizações e Projetos [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Viver, trabalhar e investir no interior [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Criação e manutenção de Associações Culturais (online)

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Iniciação ao vídeo – filma, corta e edita [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura II – Redação de candidaturas [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Planeamento na Produção de Eventos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

22 Julho 2024

A nuvem cinzenta dos crimes de ódio

Apesar do aumento das denúncias de crimes motivados por ódio, o número de acusações mantém-se baixo. A maioria dos casos são arquivados, mas a avaliação do contexto torna-se difícil face à dispersão de informação. A realidade dos crimes está envolta numa nuvem cinzenta. Nesta série escrutinamos o que está em causa no enquadramento jurídico dos crimes de ódio e quais os contextos que ajudam a explicar o aumento das queixas.

5 JUNHO 2024

Parlamento Europeu: extrema-direita cresce e os moderados estão a deixar-se contagiar

A extrema-direita está a crescer na Europa, e a sua influência já se faz sentir nas instituições democráticas. As previsões são unânimes: a representação destes partidos no Parlamento Europeu deve aumentar após as eleições de junho. Apesar de este não ser o órgão com maior peso na execução das políticas comunitárias, a alteração de forças poderá ter implicações na agenda, nomeadamente pela influência que a extrema-direita já exerce sobre a direita moderada.

A tua lista de compras0
O teu carrinho está vazio.
0