O programa de conteúdos digitais EP COLAB 2020, uma parceria do Gerador com a AECID - Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento e a Embaixada de Espanha em Portugal, arrancou no dia 15 de outubro às 17h00 com uma conversa online de apresentação do projeto no site Gerador e no do Conselho Cultural da Embaixada de Espanha.

À conversa seguiu-se uma mesa redonda e uma batalha gastronómica online entre a Chef espanhola Camila Ferraro e o Chef português Hugo Brito.

Neste duelo o Chef Hugo Brito, do prestigiado restaurante Boi-Cavalo, em Alfama (Lisboa) e a Chef Camila Ferraro, do restaurante sevilhano Sobretablas, encontraram-se em Lisboa no restaurante Boi-Cavalo para reinterpretarem, cada um, um prato típico do país vizinho. Assiste à batalha aqui e descobre mais sobre cada um dos pratos em baixo:

Hugo Brito | PRINGÁ 2020

Pringá é um prato "pobre" andaluz, uma pasta de aproveitamentos de carnes e enchidos, e que pode ser comido quer como tapa, sobre uma fatia de pão, quer como parte de um prato composto. O chef Hugo Brito baseou-se nessa tradição de tapa, refinando-a ligeiramente num prato por si reinventado. 

Camila Ferraro | Cruce de Cataplanas 

Um duo de catalanas. Pela proximidade física, a gastronomia algarvia é aquela que a chef Camila Ferraro melhor conhece e que maiores semelhanças têm com a sua forma de cozinhar produtos do mar, com temperos tradicionais e sabor a mar. Nesta sua criação combinou duas cataplanas, uma metade de batata e marisco e a outra de batata e polvo.

O Chef Hugo Brito iniciou a sua formação em Sociologia e Artes Plásticas. Recebeu uma bolsa da Fundação Gulbenkian e realizou exposições em Portugal e no estrangeiro. Foi durante uma pós-graduação em Artes Visuais, em Amesterdão, que se começou a dedicar à gastronomia.

Trabalhou em diversos restaurantes em Amesterdão, Londres e Lisboa. Em 2014, abriu em Alfama o Boi-Cavalo, um restaurante que define como descontraído, mas com um compromisso político e cultural com a cidade onde se insere. De prestígio reconhecido, a sua cozinha de autor foi distinguido pela Condé Nast como estando entre os vinte melhores de Portugal.

A Chef Camila Ferraro estudou na escola andaluz La Consola (Churriana, Málaga) e desenvolveu os seus conhecimentos de cozinha nos restaurantes El Lago (Marbella) e Aponiente (El Puerto de Santa María). Em Barcelona trabalhou em restaurantes como o Roca Moo, Tanta e Moments.

Foi Chefe de Produção durante três anos no Celler de Can Roca que, durante 10 anos consecutivos, esteve no Top 5 do World’s Best Restaurant.

Em 2018 abriu em Sevilha o restaurante Sobretablas, situado no bairro El Porvenir que recupera as tradições gastronómicas com novos sabores e elabora uma nova carta a cada estação. Em Janeiro de 2020, foi galardoada com o Prémio Cozinheiro Revelação do Madrid Fusión passando a ser a primeira mulher distinguida com este prémio.

Sabe mais sobre o EP COLAB 2020 aqui.

Créditos - A fotografia do Hugo Brito é da autoria de Joana Linda

hugo-brito-camila-ferraro-gerador