fbpx

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

BEM COMER #18

Um Dia Feliz (Plagiando David Mourão-Ferreira) Procura-se afanosamente um dia que nos encha as medidas,…

Texto de Margarida Marques

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Um Dia Feliz (Plagiando David Mourão-Ferreira)

Procura-se afanosamente um dia que nos encha as medidas, que nos tire a cabeça de outras coisas, que nos faça agradecer aos deuses o termos nascido e estarmos ainda vivos e a mexer.

Ultimamente  -  e fruto do acaso ou dos tempos presentes - tenho tido bons episódios ao longo de um dia, mas intervalados por outros menos bons. E infelizmente parece que a sombra destes últimos acaba por ultrapassar a claridade dos outros. Porventura por estarmos no Inverno, o que também não ajuda nada.

Vai daí pus-me a fantasiar: O que seria para mim o dia ideal?

Ora tomem lá disto:
"Acordar ao lado de alguém que se ama e que corresponde, olhar para o relógio e verificar que estamos atrasados para o emprego, mas depois cairmos em nós e lembrarmo-nos que se trata de um  Sábado. Nestas reviravoltas começar a ver a parceira do lado com  olhos de carneiro mal morto  e uma coisa levar à outra, sem desculpas nem resmungos de "deixa-me dormir maluco!"

Irmos ao mercado juntos abastecer a despensa e o frigorífico (ficou-me esta pancada do tempo do meu Pai e Avô, que iam sempre à Praça aos Sábados), regressar a casa a tempo de pôr a assadeira com um Pargo legítimo no forno. No frio já aguardam duas garrafas de  Redoma branco Reserva (seja de que ano for).

Almoçar principescamente. Ajudar a arrumar o estrago e vai de deitar outra vez aqueles olhares à legítima para bem acomodar  a sesta a dois, enquanto que a entidade filial parte para outra com o grupo de amigos...

Lá para as cinco da tarde tomar banho e preparar a noite. Sair pelas sete, cocktails no Albatroz, Jantar no Beira-Mar com uma roda de bons Amigos: Lavagante à Armoricana e as últimas Galinholas da temporada passada, terminando com charutos cubanos e Lagavullin, em conversa admirável.

Disse-lhes que era início de Verão, a noite era esplendorosa  e que estávamos na esplanada?

Bem podem refilar que quando comecei com a crónica era Inverno e que agora já estamos no Verão. A história é minha e o dia feliz é a minha maneira.
Adiante que não estamos em Amarante!

Uma caminhada até ao Tamariz, um pé de dança na discoteca de Verão (sem abusos).

Regresso a casa pelas 3 da manhã e embora os olhos peçam, a barriga  já não tem "rancor" para mais aventuras entre lençóis.
E o C***** do descendente ainda não chegou a casa. Deve vir bonito...
Pouco importa.

Amanhã é Domingo e o Cabrito já ficou temperado...

Manuel Luar

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

3 Abril 2020

Bem Comer: A carne é fraca. Número 10

27 Março 2020

Bem Comer: A carne é fraca. Número 9

20 Março 2020

Bem Comer: A carne é fraca. Número 8

13 Março 2020

Bem Comer: A carne é fraca. Número 7

6 Março 2020

Bem Comer: A carne é fraca. Número 6

28 Fevereiro 2020

Bem Comer: A carne é fraca. Número 5

21 Fevereiro 2020

Bem Comer: A carne é fraca. Número 4

14 Fevereiro 2020

Bem Comer: A carne é fraca. Número 3

7 Fevereiro 2020

Bem Comer: A carne é fraca. Número 2

31 Janeiro 2020

Bem Comer: A carne é fraca. Número 1

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Financiamento de Estruturas e Projetos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Criação e Manutenção de Associações Culturais

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

27 outubro 2025

Inseminação caseira: engravidar fora do sistema

Perante as falhas do serviço público e os preços altos do privado, procuram-se alternativas. Com kits comprados pela Internet, a inseminação caseira é feita de forma improvisada e longe de qualquer vigilância médica. Redes sociais facilitam o encontro de dadores e tentantes, gerando um ambiente complexo, onde o risco convive com a boa vontade. Entidades de saúde alertam para o perigo de transmissão de doenças, lesões e até problemas legais de uma prática sem regulação.

29 SETEMBRO 2025

A Idade da incerteza: ser jovem é cada vez mais lidar com instabilidade futura

Ser jovem hoje é substancialmente diferente do que era há algumas décadas. O conceito de juventude não é estanque e está ligado à própria dinâmica social e cultural envolvente. Aspetos como a demografia, a geografia, a educação e o contexto familiar influenciam a vida atual e futura. Esta última tem vindo a ser cada vez mais condicionada pela crise da habitação e precariedade laboral, agravando as desigualdades, o que preocupa os especialistas.

Carrinho de compras0
There are no products in the cart!
Continuar na loja
0