Nos 70 anos da publicação de 1984, de George Orwell, o CETAPS - Centro de Estudos Ingleses de Tradução e Anglo-portugueses da FCSH NOVA, realiza uma conferência sobre o interesse e o poder sugestivo do romance distópico em geral, a decorrer no dia 25 de junho, na Biblioteca Nacional, em Lisboa.

Publicado a 8 de junho de 1949, o romance distópico 1984 (Nineteen Eighty-Four), de George Orwell (Eric Blair, 1903-1950), cujo título original fora The Last Man in Europe, tem estado continuamente na lista de bestsellers, tendo sido traduzido para português e (re)publicado várias vezes ao longo das últimas décadas.

Além disso, e ao longo dos anos foram diversos os artistas inspirados pelo universo da distopia, bem como reality shows como Big Brother, cujo nome é retirado do romance. A conferência conta com a participação de docentes e investigadores de universidades portuguesas, entre a Universidade Nova, Universidade do Porto, Universidade Aberta, Universidade de Coimbra e Instituto Politécnico de Bragança.

Local: Biblioteca Nacional, Lisboa

Data e hora: 25 de junho, a partir das 14h

Preço: Entrada livre 

Fotografia de Aaron David Aznar via flickr

Se queres saber mais sobre a agenda da cultura em Portugal, clica aqui.