Está patente até ao dia 27 de outubro no Centro Cultural de Vinhais a exposição Fábulas Contadas de Almada Negreiros, a parti da coleção do acervo do Museu do Abade de Baçal.

Ao todo são 38 desenhos originais a tinta da china sobre papel que pretendem dar a conhecer desenhos cuja exposição não é tão grande quanto algumas das pinturas de Almada, um artista multi-facetado e “figura ímpar da cultura portuguesa do século XX”. Os desenhos são datados de 1936 para ilustrar a obra literária Fábulas, assinada pelo escritor e jornalista Joaquim Manso. 

José de Almada Negreiros nasceu em São Tomé e Príncipe em 1893. Junto a escritores da sua época como Mário de Sá Carneiro e Fernando Pessoa marcou a cena cultural portuguesa do século XX. Entre os feitos da época estão a revista literária Orpheu, o “Manifesto Anti-Dantas” ou “A Cena do Ódio” na literatura, e a conferência Portugal Futurista, que organizou com Santa-Rita Pintor, nas artes visuais — além de uma vasta obra pictórica. Podes saber mais sobre ele aqui

Local: Centro Cultural de Vinhais

Data e hora: Até 27 de outubro no horário de funcionamento do centro cultural

Preço: Entrada livre

Fotografia de Deanna J disponível via Unsplash

Se queres ler mais sobre a agenda da cultura em Portugal, clica aqui.