A Galeria São Roque associou-se à iniciativa de homenagear a mulher artista portuguesa e inaugura a exposição “A Tribute do Women”, patente até 31 de julho de 2021. A exposição reúne um conjunto de 91 trabalhos de 40 artistas nacionais que fazem, ou fizeram, parte do espólio da galeria. Neste tributo podemos encontrar artistas como Lourdes de Castro, Vieira da Silva, Paula Rego, Helena Almeida, Sarah Affonso, entre outras.

O objetivo de engrandecer e tornar visível a obra das mulheres em todos os campos artísticos é, cada vez mais, uma aposta cultural contemporânea. Homenagear a mulher-artista portuguesa é o objetivo primário da exposição “A Tribute to Women”, que apresenta um conjunto de obras representativas de várias épocas da história da arte, em trabalhos de Josefa de Óbidos, Aurélia de Sousa, Milly Possoz, Sarah Affonso, Maria Helena Vieira da Silva, Maria Keil, Menez, Ana Hatherly, Lourdes Castro, Helena Almeida, Paula Rego, Emília Nadal, Ana Vieira, Ana Jotta, Graça Morais, Graça Pereira Coutinho, Bela Silva, Joana Vasconcelos e Adriana Molder.

“Esta mostra surge da necessidades de repensar e colmatar definitivamente a disparidade de género na Arte, lutando contra a discriminação de que as artistas têm vindo a ser alvo ao longo do tempo... Não será possível reverter o passado, mas ainda vamos a tempo de atenuar as consequências nas artistas contemporâneas”, realça Mário Roque, proprietário da Galeria São Roque e da São Roque too.

Local: São Roque Antiguidades e Galeria de Arte

Horário: até 31 de junho de 2021, de Segunda a sábado, das 10h30 às 19h

Fotografia de obra de Sarah Affonso