Entre os dias 28 de janeiro e 2 de fevereiro, estará a decorrer a quarta edição do Indie Júnior Allianz na cidade do Porto, um festival que apresenta o cinema infantil e juvenil que se faz pelo mundo.

“O IndieJúnior Allianz tem como missão oferecer ao seu público-alvo a oportunidade de ver filmes (curtas e longas, animação, documentário e ficção) que não atingem os canais regulares de distribuição, permitindo o encontro com novas formas de ver e pensar o mundo que o cinema de autor proporciona. O festival pretende ainda estimular a produção nacional de filmes para a infância e criar um ambiente enriquecedor para os seus participantes, tanto nas contínuas exibições do festival como nas atividades paralelas que realiza.”, pode ler-se no site do Festival Internacional de Cinema Infantil e Juvenil.

O Indie Júnior Allianz integra uma competição internacional com cerca de 50 filmes recentes, praticamente todos inéditos em Portugal, que são avaliados por um júri oficial, por um júri de escolas e por um júri do público. Vários dos filmes a concurso são selecionados por alunos de escolas da cidade que fazem parte da iniciativa “Eu programo um festival de cinema!”, organizada em parceria com o Programa Paralelo do Teatro Municipal do Porto. Podes ver o programa com mais detalhe aqui.

Na secção “O meu primeiro filme” do Festival também haverá clássicos do cinema, para a qual três pessoas da cidade do Porto foram desafiadas a escolher um filme que tenha marcado as suas infâncias. “Será uma grande festa do cinema, um mundo projetado no grande ecrã onde cabem todas as ideias e sonhos”, promete a organização.

O Teatro Rivoli, a Biblioteca Municipal Almeida Garrett, a Casa das Artes e a Reitoria da Universidade do Porto serão os quatro espaços onde as longas e as curtas metragens serão apresentadas ao longo dos seis dias do Indie Júnior Allianz. Os bilhetes já estão à venda e são gratuitos para professores.

Texto de Rita Dias
Fotografia disponível no Facebook

Se queres saber mais sobre a agenda da cultura em Portugal, clica aqui.