Matosinhos recebe a exposição “Natividade. Presépios na Colecção Cristóvam Dias”, na Galeria da Biblioteca Municipal Florbela Espanca, até dia 2 de março.

Seis dezenas de presépios vão integrar a exposição, numa mostra que incluirá obras de alguns dos mais notáveis ceramistas nacionais, como Júlia Ramalho, os Irmãos Mistério ou Rosa Côta, mas também representações da natividade produzidas no Brasil, no México, no Peru e na China.

As peças que compõem a exposição “Natividade” são, na sua maioria, originárias dos principais centros produtores portugueses de cerâmica artística figurativa (Barcelos, Famalicão, Santo Tirso, Bisalhães, Bragança, Caldas da Rainha, Estremoz e Évora), criadas por um importante conjunto de artistas e artesãos nacionais, como Júlia Ramalho, Rosa Côta, Irmãos Mistério, Sérgio Amaral, Manuel Macedo, João Ferreira ou Delfim Manuel. Os presépios adquirem, assim, uma nova feição, desde logo minhota, passando, por exemplo, a incluir o Galo de Barcelos. Maria e José surgem trajados à minhota, a dançar o vira. A manjedoura transfere-se para um carro de bois.

Para além de brilhante fotógrafo, José Cristóvam Dias (1931-2014) reuniu ao longo da sua vida uma coleção de cerâmica com 2700 peças, entre as quais 800 obras de figurado português. Por vontade do colecionador e dos seus herdeiros, este espólio foi doado à Câmara Municipal de Matosinhos em 2015, tendo a autarquia assumido o estudo, inventariação e divulgação do valioso acervo de Cristóvam Dias.

Local: Galeria da Biblioteca Municipal Florbela Espanca, Matosinhos

Data e hora: Até 2 de março, das 9h30 às 19h de segunda a sexta e das 9h30 às 12h30 e 13h30 às 17h30 aos sábados


Se queres saber mais sobre a agenda da cultura em Portugal, clica aqui.