Nos dias 23 e 24 de novembro os ateliês dos artistas de Faro abrem-se para quem os quiser visitar, a propósito do Open Studios Faro. O objetivo é dar a conhecer “de forma mais intimista e acessível as suas obras e processos criativos”. 

O fim-de-semana começa, na verdade, no dia 22 de novembro com a apresentação do projeto Open Studios Faro, às 18h30, bem como a inauguração da exposição “Memories From the Edge – A Time for Reflection” de Tom Leamon, na Galeria Pop-Up ARTatFARO. O dia 23 inicia-se às 10h30 com a oficina para famílias “Arte e Natureza”, na Amarelarte, e meia hora depois com a abertura dos ateliês para visita. No mesmo dia Gustavo Jesus apresenta na Associação 289 a performance “Infinitamente finito ou como teria feito Penélope se tivesse tido uma máquina de tricotar” e abre-se a reflexão ao projeto “O Véu e a Moura”, na Galeria Porta Nascente. O dia acaba com a talk “ O Circuito de Criação a Sul – Criação e Difusão das Artes no Algarve”, na ARTatFARO com António Lacerda (Universidade do Algarve) e Pedro Cabral Santo (Universidade do Algarve). Às 23h00 há palco aberto com artistas locais no ARCM Bar. 

O dia 23 de novembro começa com uma visita guiada aos ateliês, às 11h00, para a qual deve ser reservado lugar através do endereço de e-mail openstudiosfaro@gmail.com. Ao mesmo tempo o X-Pass recebe um workshop de serigrafia “Printing Open Studios”, também sujeito a inscrição prévia, e a Associação 289 recebe novamente a performance de Gustavo Jesus. Entre as 14h30 e as 18h00 Susana de Medeiros dá o workshop “Um Espaço de Ensaio. Corpo: membrana/pele/casa/abrigo/território/paisagem/fronteira”, no DeVIR CAPa.

O fim de semana dedicado à arte encerra com uma festa com a presença dos artistas na Associação 289, às 18h00. O mapa do Open Studios Faro pode ser consultado aqui

Local: Ateliês a consultar neste mapa

Data e hora: 23 e 24 de novembro, entre as 11h00 e as 17h00 

Preço: Entrada livre

Fotografia de Khara Woods disponível via Unsplash

Se queres saber mais sobre a agenda da cultura em Portugal, clica aqui.