fbpx
Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

quatro artistas prontxs a ‘interferirem’. dia 3.

Tendo como pano de fundo o Palácio Pancas Palha é entre os dias 3 e…

Opinião de

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Tendo como pano de fundo o Palácio Pancas Palha é entre os dias 3 e 5 de setembro que a segunda edição de INTERFERÊNCIAS, uma plataforma de apoio à criação e prática das artes performativas, acontece. O espaço que acolhe a Companhia Olga Roriz é agora palco de oito projetos, selecionados através de uma Open Call. Estivemos à conversa com os artistas que integram oito projetos selecionados.

Neste episódio podes ouvir 3 entrevistas:

Bibi Dória, fotografia de Jennifer Pais
  • Bibi Dória. Parte da premissa que um filme contado é muito diferente de um filme assistido. Foi assim que se cruzou com Copacabana Mon Amour. Durante todo o seu processo de pesquisa, a artista deparou-se com acontecimentos muito relevantes no que toca ao filme escolhido. Na primeira semana, dedicou-se exclusivamente a desenvolver o seu dispositivo decorando. Em cada dia que passava concentrava-se em aspetos diferentes e contextos que o filme apresentava. Não sabe ao certo quantas vezes viu o filme, mas foram várias. Dia 4 e 5 de setembro, Bibi apresenta-se ao público pelas 18horas, no recanto do jardim do meio.

Natacha Campos, fotografia de Rute Leornardo
  • Natacha Campos. É do caos que o seu processo criativo nasce. Embebeda-se de tudo a partir do nada. Cruzou-se com o Open Call do INTERFERÊNCIAS a partir de uma sugestão que lhe chegava no momento exato em que terminava de ler um email de uma outra candidatura em que a recusavam. Hoje, dia 3, apresenta-se com o The Fruit no INTERFERÊNCIAS, no jardim superior pelas 22horas e amanhã, dia 4, pelas 22h30. A artista apresentará ainda os Eprílogus na pausa de jantar. É sobre "questionar enquanto fruto", diz-nos Natacha.

Gisela Ferreira e Mário M. Fonseca, fotografia de Rute Leonardo
  • Gisela Ferreira e Mário M. Fonseca. A (peça) Fantasmas de Prata contava apenas com '10 minutinhos' quando chegou ao INTERFERÊNCIAS. Hoje, dia 3 de setembro, tem 30, "queríamos aumentar o tempo da peça, continuar a trabalhar nela e foi, de facto, uma boa oportunidade para ela". Xs artistas apresentação o seu projeto dia 4 e 5 de setembro, no jardim superior, pelas 20horas.

Créditos (por ordem):

  • Copacabana Mon Amour, filme de Rogério Sganzerla, passagens de Bibi Dória;
  • The Fruit, de Natacha Campos que conta com a participação de Wallace Wong e David Cunha;
  • Belmira, poema de Rosário Frazão cantado no ensaio de Gisela e Mário.

Podes ler ainda uma reportagem sobre o INTERFERÊNCIAS e a sua programação aqui.

Podcast de Patrícia Silva
Fotografias de Jennifer Pais e Rute Leonardo

Coloca os headphones e prepara-te para entrar numa viagem onde as artes te aguardam.

Publicidade

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

25 Abril 2024

Disco riscado: Todos procuramos um lugar a que possamos chamar casa

25 Abril 2024

Liberdade, com L maduro!

23 Abril 2024

O triângulo da pobreza informativa na União Europeia. Como derrubar este muro que nos separa?

23 Abril 2024

Levamos a vida demasiado a sério

18 Abril 2024

Bitaites da Resistência: A Palestina vai libertar-nos a nós

16 Abril 2024

Gira o disco e toca o mesmo?

16 Abril 2024

A comunidade contra o totalitarismo

11 Abril 2024

Objeção de Consciência

9 Abril 2024

Estado da (des)União

9 Abril 2024

Alucinações sobre flores meio ano depois

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Narrativas animadas – iniciação à animação de personagens [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online ou presencial]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Planeamento na Produção de Eventos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Iniciação à Língua Gestual Portuguesa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Planeamento na Comunicação Digital: da estratégia à execução [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Viver, trabalhar e investir no interior [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Introdução à Produção Musical para Audiovisuais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Pensamento Crítico [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Soluções Criativas para Gestão de Organizações e Projetos [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Práticas de Escrita [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online e presencial]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Iniciação ao vídeo – filma, corta e edita [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

O Parlamento Europeu: funções, composição e desafios [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

22 ABRIL 2024

A Madrinha: a correspondente que “marchou” na retaguarda da guerra

Ao longo de 15 anos, a troca de cartas integrava uma estratégia muito clara: legitimar a guerra. Mais conhecidas por madrinhas, alimentaram um programa oficioso, que partiu de um conceito apropriado pelo Estado Novo: mulheres a integrar o esforço nacional ao se corresponderem com militares na frente de combate.

1 ABRIL 2024

Abuso de poder no ensino superior em Portugal

As práticas de assédio moral e sexual são uma realidade conhecida dos estudantes, investigadores, docentes e quadros técnicos do ensino superior. Nos próximos meses lançamos a investigação Abuso de Poder no Ensino Superior, um trabalho jornalístico onde procuramos compreender as múltiplas dimensões de um problema estrutural.

A tua lista de compras0
O teu carrinho está vazio.
0