Tendo como pano de fundo o Palácio Pancas Palha é entre os dias 3 e 5 de setembro que a segunda edição de INTERFERÊNCIAS, uma plataforma de apoio à criação e prática das artes performativas, acontece. O espaço que acolhe a Companhia Olga Roriz é agora palco de oito projetos, selecionados através de uma Open Call. Estivemos à conversa com os artistas que integram oito projetos selecionados.

Neste episódio podes ouvir 3 entrevistas:

Bibi Dória, fotografia de Jennifer Pais
  • Bibi Dória. Parte da premissa que um filme contado é muito diferente de um filme assistido. Foi assim que se cruzou com Copacabana Mon Amour. Durante todo o seu processo de pesquisa, a artista deparou-se com acontecimentos muito relevantes no que toca ao filme escolhido. Na primeira semana, dedicou-se exclusivamente a desenvolver o seu dispositivo decorando. Em cada dia que passava concentrava-se em aspetos diferentes e contextos que o filme apresentava. Não sabe ao certo quantas vezes viu o filme, mas foram várias. Dia 4 e 5 de setembro, Bibi apresenta-se ao público pelas 18horas, no recanto do jardim do meio.

Natacha Campos, fotografia de Rute Leornardo
  • Natacha Campos. É do caos que o seu processo criativo nasce. Embebeda-se de tudo a partir do nada. Cruzou-se com o Open Call do INTERFERÊNCIAS a partir de uma sugestão que lhe chegava no momento exato em que terminava de ler um email de uma outra candidatura em que a recusavam. Hoje, dia 3, apresenta-se com o The Fruit no INTERFERÊNCIAS, no jardim superior pelas 22horas e amanhã, dia 4, pelas 22h30. A artista apresentará ainda os Eprílogus na pausa de jantar. É sobre "questionar enquanto fruto", diz-nos Natacha.

Gisela Ferreira e Mário M. Fonseca, fotografia de Rute Leonardo
  • Gisela Ferreira e Mário M. Fonseca. A (peça) Fantasmas de Prata contava apenas com '10 minutinhos' quando chegou ao INTERFERÊNCIAS. Hoje, dia 3 de setembro, tem 30, "queríamos aumentar o tempo da peça, continuar a trabalhar nela e foi, de facto, uma boa oportunidade para ela". Xs artistas apresentação o seu projeto dia 4 e 5 de setembro, no jardim superior, pelas 20horas.

Créditos (por ordem):

  • Copacabana Mon Amour, filme de Rogério Sganzerla, passagens de Bibi Dória;
  • The Fruit, de Natacha Campos que conta com a participação de Wallace Wong e David Cunha;
  • Belmira, poema de Rosário Frazão cantado no ensaio de Gisela e Mário.

Podes ler ainda uma reportagem sobre o INTERFERÊNCIAS e a sua programação aqui.

Podcast de Patrícia Silva
Fotografias de Jennifer Pais e Rute Leonardo

Coloca os headphones e prepara-te para entrar numa viagem onde as artes te aguardam.