fbpx

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Patrícia dos Reis

A maior paixão da Patrícia dos Reis é a reutilização. Foi em 2012 que decidiu…

Texto de Gerador

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

A maior paixão da Patrícia dos Reis é a reutilização. Foi em 2012 que decidiu criar o blog Reutilizar a Mente onde partilhava alguns dos seus projetos de reutilização. Foi a partir daí que ganhou ainda mais gosto e descobriu o conceito de Upcycling que lhe abriu os horizontes. Formou-se em Bioquímica e tornou-se mestre em Engenharia do Ambiente, e nesta caminhada aprendeu muito sobre a sustentabilidade e estilo de vida com menos desperdício.

E com o culminar da pandemia, voltou às redes sociais e regularmente partilha ideias de reutilização como também temas relacionados com o ambiente e estilo de vida mais sustentável. Foi igualmente em 2020 que lançou a sua pequena loja de roupa e acessórios personalizados/reutilizados – UPTOYOU Bazaar – onde explora o conceito de desperdício zero ao máximo!

No Trampolim Gerador, a 11 de setembro, Patrícia dos Reis vai ensinar a remendar com técnicas manuais de reparação criativa (visible mending) e a dar uma nova vida às tuas peças de roupa favoritas. Com estas técnicas, os buracos deixarão de ser problema e a tua roupa tornar-se-á uma peça original! Bom para o planeta e para a carteira, e neste workshop, apenas necessitas de trazer uma peça de roupa que precise de ser remendada e uma tesoura. 

O Trampolim Gerador volta a dar o salto de 9 a 12 de setembro e invade a Central Gerador com performances, conversas, concertos, arte urbana, gastronomia e muito mais. A organização conjunta do Gerador e da Junta de Freguesia do Lumiar traz até ao Largo das Conchas autores como Filho da Mãe, Rão Kyao, Margarida Montenÿ, Pitanga, Tiago R. Santos, Pedro Branco, Luís André Sá e muitos outros. Descobre tudo aqui.

VOLTAR À PÁGINA

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

1 Setembro 2021

Filho da Mãe

1 Setembro 2021

Margarida Montenÿ

1 Setembro 2021

Labaq

1 Setembro 2021

Paula Cardoso

1 Setembro 2021

Pitanga

1 Setembro 2021

Tiago R. Santos

1 Setembro 2021

Rão Kyao

1 Setembro 2021

Rita Tapadinhas

1 Setembro 2021

Carolina Bianchi

1 Setembro 2021

Lanna Guedes

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Financiamento de Estruturas e Projetos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Criação e Manutenção de Associações Culturais

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

27 outubro 2025

Inseminação caseira: engravidar fora do sistema

Perante as falhas do serviço público e os preços altos do privado, procuram-se alternativas. Com kits comprados pela Internet, a inseminação caseira é feita de forma improvisada e longe de qualquer vigilância médica. Redes sociais facilitam o encontro de dadores e tentantes, gerando um ambiente complexo, onde o risco convive com a boa vontade. Entidades de saúde alertam para o perigo de transmissão de doenças, lesões e até problemas legais de uma prática sem regulação.

29 SETEMBRO 2025

A Idade da incerteza: ser jovem é cada vez mais lidar com instabilidade futura

Ser jovem hoje é substancialmente diferente do que era há algumas décadas. O conceito de juventude não é estanque e está ligado à própria dinâmica social e cultural envolvente. Aspetos como a demografia, a geografia, a educação e o contexto familiar influenciam a vida atual e futura. Esta última tem vindo a ser cada vez mais condicionada pela crise da habitação e precariedade laboral, agravando as desigualdades, o que preocupa os especialistas.

Carrinho de compras0
There are no products in the cart!
Continuar na loja
0