Inaugura no próximo dia 23 de novembro às 18h00 na Galeria sala117 “Empty Quarter #2 (Rub Al’Khali)”, a primeira exposição da fotógrafa Pauliana Valente Pimentel numa galeria do Porto. A viagem de Pauliana aos Emirados Árabes materializada numa série fotográfica e num vídeo mantém-se patente até ao dia 18 de janeiro de 2020.

Em “Empty Quarter #2 (Rub Al’Khali)”, Pauliana Valente Pimentel retrata os Emiratis, “os seus usos e costumes, a sua riqueza, a sua maneira excêntrica de viver” num contraste com o que o deserto não tem. Depois de visitar o Dubai pela primeira vez em 2015 e expôr essa visita no projeto de Armando Ribeiro o-apartamento, em Lisboa, voltou em 2017 e em 2019, desta última vez com um resultado que pode ser visto a partir do dia 23 de novembro. 

Em comunicado de imprensa, Pauliana explica que viveu “em ambientes de muito difícil acesso e inimagináveis para um ocidental” e tentou “retratá-los da forma mais fiel possível, mas para isso foi preciso voltar e ganhar a confiança”. “Mesmo não sendo obrigada a estar tapada”, explica, “usei sempre véu e obedeci a todas as regras de etiqueta como forma de respeito e aceitação.”

Pauliana Valente Pimentel nasceu em Lisboa em 1975. Podes saber mais sobre a artista visual e fotógrafa freelancer nesta entrevista que deu ao Gerador.

Local: Galeria sala117, no Porto

Data e hora: Entre 23 de novembro e 18 de janeiro, de terça a sábado entre as 15h00 e as 19h00

Preço: Entrada livre

Fotografia de ©Pauliana Valente Pimentel

Se queres saber mais sobre a agenda da cultura em Portugal, clica aqui.