Tecnostress: de que forma as tecnologias podem impactar a saúde?
A nossa relação com a tecnologia chega a ser, por vezes, quase permanente e inevitável. Como tudo o que é em excesso, também o uso desmedido da tecnologia pode provocar danos físicos e psicológicos. Para além disso, as dificuldades que muitos sentem em manusear os atuais aparelhos eletrónicos ou em compreender como funcionam algumas plataformas também podem desencadear emoções, como a ansiedade, a frustração ou a angústia. Estes sintomas são a consequência de uma perturbação a que denominamos tecnostress e podem afetar qualquer pessoa, de qualquer faixa etária e em qualquer situação profissional ou académica.
Lê tudo, aqui.


“A descolonização das mentes é algo extremamente necessário. Ainda hoje”, diz Ondjaki
A descolonização “não é uma data”, mas, sim, um “longo processo”, e a arte pode ter um papel relevante nessa transformação. Quem o diz é Ondjaki, cuja obra acaba de ser distinguida com o Prémio Vergílio Ferreira 2023, pelo seu contributo para que o português seja “língua de reconciliação”.
Lê tudo, aqui.


Movimento dos Trabalhadores do Sexo: “Estamos todos sob coação do capitalismo”
Nasceu para dar voz a quem, de facto, “faz o trabalho” e que, por isso, entendem que deve ter os mesmos direitos laborais inerentes a qualquer outra profissão. O Movimento dos Trabalhadores do Sexo (MTS) defende a “total descriminalização e reconhecimento do trabalho sexual”, assim como a despenalização do lenocínio simples.
Lê tudo, aqui.


Cristiana Morais: “Quebrar estigmas é o meu mote”
A edição 41 da Revista Gerador conta, na sua capa, com uma fotografia de Cristiana Morais. Ao definirmos que iríamos refletir sobre a utilização dos corpos para promoção e como forma de trabalho, vimos, na sua arte, a materialização de um tema tabu.
Lê tudo, aqui.

