Uma lavandaria self-service, um restaurante romeno e duas performances inéditas e surpresa? Parece uma combinação improvável mas aconteceu nesta edição da Ignição Gerador, em pleno centro de Lisboa, na lavandaria Lavadeiras e no restaurante Cantinho Romeno.

Speaker’s Corner 

Speaker´s Corner é um convite à partilha de estórias pessoais, reais e concretas, entre pessoas com experiências de vida muito diversas. As estórias contêm a habilidade de divertir, mas também de emocionar, inspirar e aproximar pessoas. A palavra que se partilha com rosto de verdade cria imediata empatia com o escutador e convida à proximidade e a muita cumplicidade. Desacelera o passo de vez em quando, afina a atenção e a voz, e deixa-te contagiar por um encontro numa qualquer esquina da cidade.

Dinamização: Pedro Górgia e Fátima Freitas

Storytellers: Lee Ferreira, Janete Maximiano, Paulo Baptista da Silva, Marisa Duarte

Algumas das histórias partilhadas em Speaker´s Corner foram trabalhadas no atelier de contadores de histórias “Selfietelling”, que tem vindo a acontecer desde 2015, na Casa do Coreto, em Carnide.

Espelho Convexo

Filme experimental em que uma realizadora portuguesa, após terminar a sua licenciatura, viajou até uma zona remota da Roménia para descobrir um cemitério de que só tinha ouvido falar. Um encontro bizarro e inédito entre uma identidade portuguesa e a cultura romena. “Um filme sobre a vila e a memória numa pujança efusiva ora alegre ora dolorida na vontade de decifrar o culto à morte num estranho cemitério na Roménia. Uma metamorfose transparecida em cores que gravam no peito o íntimo instinto humano implodindo no que é belo. Vinca-se o costume de acabar, na tradição tornada convexa pela força labiríntica do amor.”

Realização, fotografia, produção e edição: Francisca Marvão e Tatiana Saavedra