fbpx

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Leituras fora de cena | Plataforma285: Raimundo Cosme

Hoje, pelas 18h30, a Plataforma285 apresenta uma performance “para ouvir com auscultadores num quarto escuro”. Nesta leitura…

Texto de Gerador

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Hoje, pelas 18h30, a Plataforma285 apresenta uma performance “para ouvir com auscultadores num quarto escuro”. Nesta leitura encenada serão apresentados textos e fragmentos dos espetáculos Run Amanda. Run! (2015), Loveable (2016), You Need Heart To Play This Game (2018) e Passevite (2019), todos da companhia Plataforma285, com direção artística de Raimundo Cosme.

Partilha a tua emoção com o artista já aqui em baixo ;-)
[wpreactions sgc_id="18"]

Quando o vídeo da leitura encenada terminar podes ainda juntar-te ao artista nos comentários do vídeo no nosso canal de youtube. Devido a problemas técnicos não conseguimos realizar a conversa em direto mas o artista estará disponível para responder aos comentários. Basta clicares aqui quando a performance acabar e vais poder colocar questões ao ator e perceber melhor o processo de criação deste vídeo. Aproveita ainda para subscrever o nosso canal de youtube e seguir de perto todas as nossas loucuras.

Um bilhete para a cultura

Cultura para matar o bicho é uma iniciativa do Gerador que promete levar, diariamente, um conjunto de momentos culturais até tua casa, promovendo as mais diversas áreas, entidades e pessoas ligadas à cultura portuguesa.

Todas as iniciativas culturais diárias que estamos a fazer no nosso site são gratuitas para o público mas remuneradas para os artistas que nelas participam. Apoia-nos e contribui para que continuemos a levar a cultura portuguesa a todos, através do donativo que podes fazer já aqui do lado esquerdo :-)

Se gostas destas iniciativas fica por aqui, o resto da semana está também recheado de cultura aqui no nosso site. Desde duetos em direto com artistas de áreas culturais diferentes, passando por mesclas ao vivo, a leituras encenadas sempre às quintas-feiras, até a workshops de tudo o que pode ser útil para casa. Descobre aqui o nosso plano semanal para levar a cultura a casa de todos. E sabe mais sobre o compromisso do Gerador para os próximos tempos aqui.

Licenciado em Teatro pela ESAD.CR é colaborador das Companhias de Teatro Cão Solteiro e Teatro do Vestido, trabalhando regularmente como ator e cocriador desde 2009.

Em teatro trabalhou ainda com Rui Mendes, Carlota Lagido, André e. Teodósio, Vasco Araújo, André Godinho, José Eduardo Rocha, Marco Martins e José Carlos Plaza. Bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian em 2011, 2012, 2014 e 2015 (através dos programas Língua e Cultura Portuguesas e Apoio à Criação). Em 2011 fundou a Companhia de Teatro Plataforma285, onde trabalha como ator, encenador, dramaturgo e diretor artístico.

A Plataforma285 é um coletivo multidisciplinar de criação, fundado em 2011, com o intuito de criar espetáculos de teatro. Trabalhando em regime de colaboração criativa, a companhia desenvolveu quinze criações. O seu trabalho distingue-se pelo desenvolvimento de uma dramaturgia original, assente na procura da não teatralidade e de novas linguagens criativas.

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

25 Julho 2020

Workshops em casa | Cozinha com a Supper Stars: Arroz de Peixe com Camarão Selvagem e Cogumelos

5 Julho 2020

Dicas dos Insties com @zevitro

5 Julho 2020

Quebra-Gelo da Cultura Portuguesa Edição 08

4 Julho 2020

Workshops em casa | Cozinha com a Supper Stars: Sopa de Beldroegas

1 Julho 2020

Conversas Centrais | Empreender nas artes: Apaixonarte, Espaço Exibicionista e Portugal Manual

30 Junho 2020

Sugestões Residentes com Bárbara Dixe Ramos

29 Junho 2020

Mescla ao vivo | Afonso Cabral

27 Junho 2020

Workshops em casa | Tapeçaria em moldura com Andreia Marques

26 Junho 2020

Duetos em direto | Bruno Huca e Cirila Bossuet

25 Junho 2020

Leituras fora de cena | Eduardo Breda

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Viver, trabalhar e investir no interior

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Artes Performativas: Estratégias de venda e comunicação de um projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Escrita para intérpretes e criadores [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Iniciação ao vídeo – filma, corta e edita [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Introdução à Produção Musical para Audiovisuais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Gestão de livrarias independentes e produção de eventos literários [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Patrimónios Contestados [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

02 JUNHO 2025

15 anos de casamento igualitário

Em 2010, em Portugal, o casamento perdeu a conotação heteronormativa. A Assembleia da República votou positivamente a proposta de lei que reconheceu as uniões LGBTQI+ como legítimas. O casamento entre pessoas do mesmo género tornou-se legal. A legitimidade trazida pela união civil contribuiu para desmistificar preconceitos e combater a homofobia. Para muitos casais, ainda é uma afirmação política necessária. A luta não está concluída, dizem, já que a discriminação ainda não desapareceu.

12 MAIO 2025

Ativismo climático sob julgamento: repressão legal desafia protestos na Europa e em Portugal

Nos últimos anos, observa-se na Europa uma tendência crescente de criminalização do ativismo climático, com autoridades a recorrerem a novas leis e processos judiciais para travar protestos ambientais​. Portugal não está imune a este fenómeno: de ações simbólicas nas ruas de Lisboa a bloqueios de infraestruturas, vários ativistas climáticos portugueses enfrentaram detenções e acusações formais – incluindo multas pesadas – por exercerem o direito à manifestação.

Shopping cart0
There are no products in the cart!
Continue shopping
0