João Porfírio, natural de Portimão, é editor de fotografia e fotojornalista do Observador, tendo já passado pela Agência Lusa, pelo Semanário SOL e o Jornal i. Já realizou reportagens em diversos países como Iraque, Estados Unidos da América, França, Espanha, Reino Unido, Alemanha, Croácia, Sérvia, Turquia, Grécia, Hungria, Eslovénia e Marrocos. Acompanhou a crise dos refugiados durante o ano de 2015 e 2016.

Em Portugal cobre diariamente assuntos relacionados com política, sociedade e cultura. Foi convidado por Marcelo Rebelo de Sousa a participar no livro de comemoração do segundo ano de mandato. Venceu o Prémio Estação Imagem 2019 e 2021 na categoria de Notícias com as reportagens dos incêndios de Monchique e com as reportagens sobre as eleições Norte-Americanas.

Em 2020 ganhou a menção honrosa na categoria de Notícias do Prémio Estação Imagem com uma reportagem nos incêndios de Mação e em 2021 conseguiu o segundo prémio do concurso de fotografia de Macau “Somos – Imagens da Lusofonia” com a fotografia “Primeiro Abraço” sobre a pandemia de Covid-19.

No Trampolim Gerador, o jornalista João Porfírio integra o debate "Para onde vai o jornalismo", no dia 10 de setembro, juntamente com os jornalistas Sofia da Palma Rodrigues e Pedro Santos.

Trampolim Gerador volta a dar o salto de 9 a 12 de setembro e invade a Central Gerador com performances, conversas, concertos, arte urbana, gastronomia e muito mais. A organização conjunta do Gerador e da Junta de Freguesia do Lumiar traz até ao Largo das Conchas autores como Filho da Mãe, Rão Kyao, Margarida Montenÿ, Pitanga, Tiago R. Santos, Pedro Branco, Luís André Sá e muitos outros. Descobre tudo aqui.

VOLTAR À PÁGINA