Gerado para Fundação EDP

Fundação EDP e o Gerador juntaram-se para, ao longo do ano de 2019, dinamizar 11 instameets, com um total de 43 instagramers, de norte a sul do país, com o objetivo de dar a conhecer o Programa Arte Pública Fundação EDP, que começou em 2015.

O Programa Arte Pública Fundação EDP usa a arte como instrumento de inclusão social. Orientado para territórios de baixa densidade populacional, este projeto visa o acesso à arte e o envolvimento da população em novas experiências culturais, bem como estimular o desenvolvimento local através da realização de obras de arte pública em meios rurais.

Com curadoria da Fundação EDP, os artistas são convidados a desenvolver um processo de colaboração com as populações locais, motivando-as a participar em assembleias comunitárias para discussão das propostas de intervenção artística a realizar em espaço público: fachadas de edifícios, muros ou mesmo postos de transformação da EDP Distribuição.

Os instameets levaram 43 instagramers portugueses, com uma audiência total de cerca de 1 milhão de seguidores, a descobrir o impacto deste programa de norte a sul do país, em Alfândega da Fé, Miranda do Douro, Mogadouro, Torre de Moncorvo, Campo Maior, Barlavento e Sotavento Algarvios, Rio Maior, Vila Nova da Barquinha, Braga e Fundão. @_jessica_reis_, @goncalo_saraiva27, @zevitro, @o_pinheirojose@_diogooliveira_, @alexcoelholima ou @eyes.of.rita foram alguns dos instagrammers convidados a fazer parte destes encontros, aos quais se juntaram, ainda, os vencedores dos passatempos lançados no Instagram do Gerador e do programa Arte Pública Fundação EDP.

Para além dos instameets, no âmbito deste projeto, o Gerador promoveu em conjunto com a Fundação EDP estas iniciativas:

- Criação de uma nova obra de arte urbana em Campo Maior
- Lançamento do passatempo Ilustra a Tua Terra onde encontrámos dois novos artistas que criaram uma obra de arte pública no Fundão
- Atividades organizadas com a comunidade local, que colocavam em contacto os instagrammers participantes e as populações

Fica aqui com um cheirinho de como foram estes encontros ao longo de um ano:

instameet-edp-gerador