Gerado para Câmara Municipal de Almada

O Mercado das Torcatas é um antigo mercado abastecedor da cidade de Almada que, em novembro de 2019, se transformou num espaço cultural com programação regular.

De novembro de 2019 a fevereiro de 2020, o Gerador foi desafiado pela Câmara Municipal de Almada a programar um conjunto de iniciativas culturais ao fim-de-semana para este espaço e, ainda, a dar uma mãozinha na comunicação e no design. O programa contou com vários tipos de atividades, como concertos, performances, showcookings, conversas, workshops, atividades para toda a família e até mesmo terapias artísticas.

Conversas

Sábado era dia de juntar artistas que admiramos a refletir sobre as áreas criativas em que trabalham: do Instagram, ao teatro, passando pela arte urbana ou pela música. Por lá passaram os músicos Lena D’Água, António Manuel Ribeiro (UHF), Darksunn, os artistas de arte urbana Gonçalo Mar, Tiago Hesp e Vanessa Teodoro, os atores Diogo Morgado, Carla Chambel e Luís Simões e os instagrammers @anagillustrations, @hey.luisa e @joselourenco.

Concertos e Performances

Aos sábados as bancas do antigo mercado transformavam-se num palco de concertos e performances. Por lá passaram autores como Sallim, Museum Museum, O Gajo ou mesmo o espetáculo de circo contemporânea de Daniel Seabra.

Terapias Artísticas

Artistas conhecidos de todos vestiam, durante um dia, a pele de terapeutas artísticos. Quem arriscava a partilhar o seu estado de alma recebia de volta uma receita de músicas, filmes ou mesmo livros. Passaram por este consultório os músicos NBC, Noiserv e Catarina Munhá, as escritoras Cláudia Lucas Chéu, Sarah Lemonnier e Joana Bértholo, o escritor Valério Romão e o cineasta Miguel Gonçalves Mendes.

Atividades para toda a família

Aos domingos a programação era dedicada a toda a família, dos mais pequenos aos mais graúdos, com worskshops para criar com as mãos, showcookings de fazer crescer água na boca ou contos para toda a família.

torcatas-almada-gerador