A obra Memorial do Convento do escritor José Saramago renasceu, em 2021, no formato de uma rota cultural e histórica que atravessa os concelhos de Lisboa, Loures e Mafra, numa parceria entre a Fundação José Saramago e as Câmaras Municipais de cada uma destas três cidades. Ao longo de 58 km, entre a Casa dos Bicos, em Lisboa, e o Largo da Igreja dos Cheleiros, em Mafra, o público é convidado a percorrer as linhas geográficas do romance Memorial do Convento, naquela que é também uma rota de homenagem a José Saramago.

O Gerador foi desafiado pela Fundação José Saramago a gerir a comunicação do projeto nas redes sociais, mas, também, a pensar nalgumas soluções de comunicação fora do online. Descobre aqui algumas das ideias que fomos implementando:

Instameet Rota Memorial do Convento

Desafiámos cinco instagrammers portugueses, o @alexcoelholima, @_jessica_reis_, @zevitro, @anamarques210376 e @tozzzze, a percorrem, a longo de um dia, os caminhos da Rota Memorial do Convento. Com uma audiência total de cerca de 232.200 seguidores, os cinco instagrammers visitaram os vários espaços que compõem a rota, publicaram fotografias nos seus perfis e partilharam também connosco um conjunto de conteúdos para serem usados nas redes sociais da Rota Memorial do Convento.

Histórias Esquecidas Manuel Milho  

O Manuel Milho é uma personagem secundária do romance Memorial do Convento, mas bastante inspiradora. Trabalhador da construção do Convento de Mafra, é conhecido por ser um bom contador de histórias.

Num elogio à sua imaginação, todos os meses desafiamos jovens escritores a criarem pequenas histórias que poderiam ter sido contadas pelo próprio Manuel Milho, na sua altura, e que são publicadas no site da Rota Memorial do Convento e nas redes sociais. É possível já ler as histórias dos escritores Ricardo Cabaça, Gisela Casimiro, Ederval Fernandes, André Tecedeiro, Mariano Alejandro Ribeiro e Maria Bentes.

Jovens atores lêem Memorial do Convento

O eco das palavras de José Saramago em Memorial do Convento faz-se ouvir, pela voz de jovens atores, no percurso histórico e cultural a que o seu trabalho deu origem: a Rota do Memorial do Convento.

Num espaço icónico do percurso da rota, um jovem ator lê um excerto da obra Memorial do Convento, dando origem a um vídeo que é publicado no site e nas redes sociais do projeto. Espreita aqui os vídeos protagonizados pelos atores Helena Caldeira e Mário Coelho

Frasco das Vontades

O Gerador também deu uma mãozinha na criação de merchandising da Rota Memorial do Convento.

Na obra Memorial do Convento, Blimunda recolhe as vontades dos moribundos num frasco, para que a Passarola possa voar. E se existisse um frasco que armazenasse também as nossas vontades? O Frasco das Vontades é um típico frasco português, que pode ser personalizado com o nome e que guarda as vontades de cada um de nós.

Acompanha a Rota do Memorial do Convento através do Instagram, Facebook ou site.

Gerado para Fundação José Saramago

rota-memorial-saramago-gerador