Gerado para Embaixada de Espanha em Portugal

Como estimular o trabalho conjunto de artistas e agentes culturais portugueses e espanhóis. Estando aqui tão próximos e com tantas dinâmicas culturais que partilhamos, será que conseguimos encontrar uma forma de permanentemente nos desafiarmos?

Foi com base nesta pergunta que o Gerador se juntou à Embaixada de Espanha em Portugal e à AECID - Agência Espanhol de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento, para criar o EP COLAB, um programa de atividades digitais, que pretende colocar em contacto artistas e entidades culturais espanholas e portuguesas.

O EP COLAB é um laboratório de ideias para criadores portugueses e espanhóis, aproveitando o potencial das plataformas digitais para multiplicar e enriquecer a criação de redes, a co-produção e a colaboração entre atores culturais e artísticos. 

Num conjunto bastante vasto de iniciativas que fomos realizando, e que podes consultar aqui, destacamos estas três:

Batalha Gastronómica 
Se há dimensão que as duas culturas ibéricas partilham é o gosto pela comida! Por isso, nada melhor do que desafiar dois Chefs de cada país a cozinhar uma referência gastronómica do país contrário. Convidámos o Chef Hugo Brito, do Boi Cavalo, em Portugal, e a Chef Camila Ferraro, do Sobretablas, em Espanha. O resultado foi uma delícia, juntamente com dois dedos de conversa que podes ver aqui.

Entrevistas com Lídia Jorge e Pilar del Rio
Lídia Jorge e Pilar del Rio foram as vencedoras do Prémio Luso-Espanhol de Arte e Cultura em 2014 e 2016, respectivamente. É um prémio que distingue um autor, pensador, criado ou intérprete vivo, ou uma entidade sem fins lucrativos, que, intermédio da sua acção na área das artes e cultura, tenha contribuído significativamente para o reforço dos laços entre os dois Estados e para um maior conhecimento recíproco da criação ou do pensamento. 
Descobre estas reflexões importantes na entrevista a Lídia Jorge aqui e a Pilar del Rio aqui.

La Gran Conspiración
No âmbito da exposição virtual La Gran Conspiración, que reuniu um conjunto de trabalhos criados especificamente para o meio virtual, convidámos os autores portugueses Samir e Cothilde a desenvolver uma obra inspirada no projecto do espanhol Marc Vives, que podes ver aqui.

Esta colaboração deu, ainda, lugar a uma entrevista com os curadores do projecto La Gran Conspiración e uma conversa que juntou todos os protagonistas, nomeadamente os artistas Samir, Cothilde e Marc Vives. Podes saber mais aqui.

ep-colab-gerador