Uma vez por semana uma pessoa da cultura ou mesmo um colaborador do Gerador recomenda coisas para fazer em casa. Um filme, um livro, um disco, uma série, uma conta de Instagram e uma das nossas reportagens que vale a pena reler. Hoje é a vez da nossa Margarida Marques.

A Margarida é diretora de comunicação do Gerador. Juntou-se a esta aventura pela cultura portuguesa, em 2015, quando o Gerador ainda era um projeto a três cabeças num terceiro andar sem elevador na Praça das Flores, em Lisboa.
Desde aí que diariamente põe mãos à obra para comunicar todas as loucuras que vamos fazendo para nós ou para outras entidades, com o contributo indispensável de uma equipa incrível que entretanto alinhou também nesta bonita viagem.

Fica com as sugestões da Margarida, aqui:

UM FILME

A Fábrica de Nada (2017), de Pedro Pinho

Um filme do realizador Pedro Pinho que trata o período da vida de um grupo de operários que lutam por assegurar os seus postos de trabalho depois da administração da fábrica onde trabalham, à beira da insolvência, tentar um acordo com os seus trabalhadores. Uma reflexão sobre resistir em tempos de crise, que toca no documentário e até no musical.

UM LIVRO

Memórias da Plantação (2019), de Grada Kilomba

O livro da artista, escritora e teórica Grada Kilomba, publicado em 2008 na Alemanha e lançado em 2019 em Portugal pela editora Orfeu Negro.
Uma obra que nos ajuda a ter total clareza sobre a urgência de não normalizar o racismo.

UM DISCO

For Ever (2018), de Jungle

A minha única mas necessária escorregadela para fora da cultura portuguesa nesta lista: o segundo álbum e um atestado de criatividade daquele que é para mim dos melhores presentes do universo da música nos últimos anos.

UMA SÉRIE

Armário (2019-2020), RTP

Série documental sobre moda e a sua relação com a sociedade apresentada pela Joana Barrios na RTP2. Cada episódio reflete sobre um tema diferente, desde a roupa ao serviço da narrativa, à relação do corpo feminino com a moda até ao confortável e inevitável hoodie, sempre com a ajuda de convidados especiais.
As duas temporadas (a primeira de 2018-2019 e a segunda de 2019-2020) estão disponíveis na RTP Play.

UMA CONTA DE INSTAGRAM

@lexsowet

Uma lufada de ar fresco de quem põe em causa os limites da criatividade. Afinal, uma couve-flor e uma alface não são só uma couve-flor e uma alface

UMA REPORTAGEM DO GERADOR QUE VALE A PENA RELER

“Uma viagem ao país estrangeiro que é o passado pela mão de Pacheco Pereira”, de Carolina Franco

A Carolina Franco, jornalista do Gerador, esteve à conversa com José Pacheco Pereira, guardião da memória preservada nos arquivos da Ephemera, no Barreiro. Por lá guardam-se livros, cartas, escritos, objetos, cartazes entre tantos outros materiais que contam a história do nosso país.

Voltamos para a semana com mais sugestões fresquinhas!

Fotografia da Matilde Cunha
gerador-sugestões-residentes-margarida-marques