Até 30 de Junho, as sextas na Central Gerador são vividas noite dentro com cinema, exposições, concertos ou leituras encenadas. Hoje, dia 21 de Junho às 21h, quando a hora encontra o dia, é a vez de Tomara se mudar para o Lumiar com a sua guitarra, o seu fantasma e embalar o público com um concerto ao ar livre no Largo das Conchas, um pátio em frente à Central Gerador, com direito a esplanada e tudo.

Filipe C. Monteiro, o realizador, músico e produtor por detrás do projecto Tomara, lançou no final de 2017 o seu primeiro disco a solo, Favourite Ghost. No início de 2019 fez-se à estrada com uma digressão que passou por locais como a Casa da Música no Porto, São Miguel nos Açores, Leiria ou Oeiras, com concertos que incluíram participações especiais de artistas como a fadista Carminho ou Márcia. Em Março esteve ainda em residência artística nas Caldas da Rainha, juntamente com os artistas  Tiago Bettencourt e Surma, a propósito do Festival Impulso, onde juntos criaram temas apresentados ao vivo no dia 23 de maio no festival.

Nos últimos anos, Filipe C. Monteiro tem trabalho como realizador e produtor - co-produziu discos como Golden Era e Lights&Darks de Rita Redshoes ou Casulo, Quarto Crescente e Vai e Vem, de Márcia - e colaborado com muitos outros artistas nacionais tanto em documentários e videoclips como na cenografia de concertos. Falamos de autores como Sérgio Godinho, Luísa Sobral, Da Weasel, Márcia, The Legendary Tigerman, David Fonseca, Rita Redshoes, António Zambujo ou Carlão.

Tomara nasce, como partilhou em 2017 numa entrevista à Antena 3, de uma vontade já muito antiga de que a música deixasse de ser um hobbie e tomasse um papel mais central na sua vida. Tomara é, como conta ao programa Oub'lá da Antena 3, "uma palavra de esperança. Uma palavra que aponta mais para o futuro, para o desejo e para o escapismo.".

Hoje a Central Gerador recebe este concerto bem especial, com Tomara a solo, ali mesmo debaixo do céu. A entrada é livre.

Onde fica a Central Gerador?

A entrada faz-se pela Rua Luis Pastor de Macedo, nas traseiras do edifício da Junta de Freguesia do Lumiar, pelo portão verde que estará aberto. A Central Gerador fica no Largo das Conchas, Casa da Cidadania, nº 5, Lumiar (Lisboa).

Créditos - Fotografia de Joana Linda