Está patente, na galeria da Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira, uma exposição que resulta de um conjunto de masterclasses de fotografia, organizadas nos dez municípios da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMPL), entidade que, este ano, promoveu esta iniciativa, organizada pela Spira – Revitalização Patrimonial, desde 2013. Ao todo, 35 fotografias, de sete jovens, compõem a mostra "InstaHeritage", que pode ser vista até ao final deste mês de outubro.

"InstaHeritage" é fruto de dez deambulações fotográficas por património selecionado daquela região, organizadas em parceria com o Gerador, e na qual participaram 20 jovens, através de uma call aberta para apaixonados por fotografia e redes sociais.

"Os jovens portugueses são dos europeus mais afastados do consumo patrimonial. Elegemos assim uma forma de comunicação (mediação) que surgisse, inquestionavelmente, como relevante para este público-alvo, indo ao encontro daquilo que são os elementos valorizados por este «outro» aparentemente tão difícil de conquistar para as causas patrimoniais. O Instagram surge assim como um veículo para chegar até este público e levá-lo a descobrir, por caminhos que lhe são familiares, uma herança cultural, que para tantos deles é desconhecida", refere a Spira, em comunicado.

Alvaiázere, Ansião, Batalha, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Leiria, Marinha Grande, Pedrógão Grande, Pombal e Porto de Mós foram palco dessas dez masterclasses, que foram acompanhadas pelo mesmo número de instagramers profissionais (António Fonseca, Bruno Silva, Filipe SJ, Inês Albuquerque, Jéssica Reis, José Miguel Lopes, José Pinheiro, Margarida Pinto, Pedro Dias e Zé Vitro), bem como por especialistas locais do património, nos últimos meses de julho e agosto.

"Percorreu-se uma miríade de lugares especiais, emblemáticos ou desconhecidos, na tentativa de captar a essência e a identidade de vilas, aldeias, monumentos, museus, ruas, ruínas, montes, praias, rios, florestas e vales, sempre pela lente de uma câmara digital", pode ler-se.

Inserida na programação deste ano da AR&PA - Bienal Ibérica de Património Cultural, cujo tema é "Jovens e Património", "Instaheritage" foi inaugurada no último dia 9 de outubro, na presença de Alcina Costa, 1.ª Secretária da CIMPL, da vereadora Anabela Graça e do Engenheiro Fernando Francisco, da Câmara Municipal de Leiria.

Está ainda a decorrer um concurso que irá eleger a melhor fotografia em exposição. O vencedor ganhará um smartphone. As fotografias estão em competição até ao dia 17 de outubro, através de uma votação online.

Texto de Flávia Brito
Fotografias de Jenniffer Lima Pais

Se queres ler mais entrevistas sobre a cultura em Portugal, clica aqui.