A partir desta quinta-feira, dia 17 de janeiro, o Museu Arpad Szenes – Vieira da Silva, em Lisboa, recebe pela primeira vez uma exposição do artista portuense Manuel Casimiro.

Sob o título "Da História das Imagens", são apresentadas cerca de 100 das suas mais importantes séries fotográficas, realizadas entre 1972 e 1988, e que pretendem dar a conhecer este artista multifacetado que tem explorado várias formas de expressão artística no seu trabalho, como a escultura, a pintura, o desenho, a instalação, o filme e a fotografia.

A inauguração terá lugar esta quinta-feira, pelas 18h30. No dia 15 de fevereiro, também às 18h30, será apresentado, em estreia, o documentário "Manuel Casimiro: Pintar a Ideia", dedicado à sua vida e obra, com realização de Isabel Lopes Gomes que assina a curadoria da mostra.

No âmbito da projeção do documentário será ainda apresentado um livro dedicado ao medium fotográfico utilizado por este artista, com uma entrevista ao próprio e textos de Isabel Lopes Gomes e de António Cerveira Pinto.

A exposição de Manuel Casimiro estará patente no Museu Arpad Szenes – Vieira da Silva até 17 de março.

 

Texto de Ricardo Ramos Gonçalves
Fotografia da Coleção do Museu de Nice

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.