A ópera está de regresso à capital. A segunda edição do OperaFest decorre entre 20 de agosto e 11 de setembro no Jardim do Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA), em Lisboa, e conta com uma programação “abrangente que conjuga tragédia e lágrimas para lavar a alma, repleta de mistério e suspense”, segundo a organização. 

O evento, que é dirigido pela soprano Catarina Molder, com a produção da Ópera do Castelo, em parceria com o Museu Nacional de Arte Antiga, assume a missão de combinar “tradição e vanguarda” através de uma programação “ultra abrangente” que vai ao encontro de todos os públicos.

A 20 de agosto o festival arranca com Madama Butterfly de Giacomo Puccini, com encenação da coreógrafa Olga Roriz e protagonizado pela diretora artística do evento. O espetáculo que aborda o amor trágico entre a gueixa de Cio-cio San e o tenente americano da marinha mercante Pinkerton poderá ainda ser visto nos dias 21, 23, 25 e 27 do mesmo mês.

"A Médium", celebrada ópera  de Gian-Carlo Menotti sobre uma médium impostora que cai na própria armadilha, estreia a 28 de agosto, estando em cena também no dia seguinte.

A 3 e 4 de setembro há espetáculos em dose dupla. "Mahagonny Songspiel" de Kurt Weill é uma dura sátira aos ideiais do capitalismo, enquanto a ópera "Até que a morte nos separe", uma estreia absoluta de Ana Seara, explora o conto homónimo de Ana Teresa Pereira, num argumento de film noir pela mão do encenador António Pires.

Dias mais tarde, a 7 de setembro, "Alma em Fogo" chega para apresentar uma galeria de heróis e vilões operáticos  com convidados internacionais. O programa prevê ainda aulas de canto para amadores (28 e 29 de agosto, 3 e 4 de setembro) a Maratona Ópera XXI, que terá a 2.ª edição do Concurso  Novas Árias (a 9 de setembro) e a rave operática "Mostra-me o caminho do próximo bar" que evoca o famoso Alabama Song da Mahagonny Songspiel, numa fusão entre o pop, cabaré e ópera. Esta última decorre a 11 de setembro.

Os bilhetes para os espetáculos têm preços variáveis e podem ser adquiridos na página oficial do OperaFest.



Texto por Sofia Craveiro
Fotografia cedida pela organização do OperaFest

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