A 7.ª edição da Romaria Cultural regressa à cidade de Gouveia, já nos próximos dias 23, 24 e 25 de julho. A programação de 2021 convida a visitar o Anfiteatro da Cerca, que será o palco privilegiado de espetáculos, concertos e atividades culturais ao ar livre, de entrada gratuita.

Um fim de semana de diálogo entre as artes, a comunidade e os artistas que integram o evento, é a promessa de mais uma edição da Romaria Cultural. A GO Romaria, a cargo da organização, é uma associação sem fins lucrativos com o objetivo principal de promover projetos artísticos e culturais integrados na região da Serra da Estrela, valorizando o património de Gouveia e estabelecendo relações com os artistas locais. A Romaria Cultural é um dos projetos que concretiza os princípios da associação, e que caminha este ano para a sua sétima edição.

Ao cartaz da Romaria Cultural, que se prolonga pelo último fim de semana de julho, chega o espetáculo “Saudade”, no dia 23, que inaugura o palco do Anfiteatro da Cerca. O espetáculo é uma criação de dança contemporânea, de Maria Inês Silva, em residência artística. Seguem-se o cine-concerto Buster Keaton, por Pešpäkøvå, e a apresentação irreverente de Victor Torpedo & Vera Mahsati.

No dia seguinte, a 24 de julho, os espetáculos iniciam-se à tarde, com a guitarra de Marinho e o concerto performativo “Cão que Vem e Tão-tão Longe”, do UM COLETIVO, em residência artística. À noite as sonoridades de Sensible Soccers e Pop Dell’Arte encerram o sábado da Romaria Cultural. No último dia do evento, a 25 de julho, sobre a palco o artista Braima Galissá, com a kora, instrumento tradicional de cordas, proveniente da África Ocidental.

Para além dos espetáculos e concertos, a 7.ª edição da Romaria Cultural promove um conjunto de conversas, exposições, oficinas e atividades de contacto com a natureza, ao longo dos três dias do evento. Durante o fim de semana será possível visitar oito exposições e instalações artísticas, "Esta é a nossa Árvore...qual é a tua?", do Grupo Aprender em Festa e do Agrupamento de Escolas de Gouveia; a "Bicharada brava da serra", de CERVAS; a "Memória (des)fragmentada", de João Nuno Ribeiro; do CDVLab – Coimbra chegam os artistas Eduarda Duarte, com a instalação interativa "Digitiles”; "Artistic Geographical Maps", de André Santos; "Shopping Tiles" de Catarina Maçãs; e a instalação vídeo de João Cunha, “Emojinating”. Estará ainda patente a "Exposição Artística - Liga-te aos ODS e Agenda 2030", do Grupo Aprender em Festa e do Instituto de Gouveia.

Serão também promovidas outras atividades e oficinas, integradas na programação da Romaria Cultural, tais como "uncanny virtual", uma performance transmedia de Rabbit Hole, uma oficina com o ilustrador Tiago Galo, em "Tiago Galo Ilustra a Romaria Cultural", o "Laboratório de Fotografia Vitamina D", a cargo da Terceira Pessoa. No dia 24 de julho, a atividade de Bioblitz dá a "Conhecer a Ribeira de Gouveia", e da parte da tarde é tempo de "Falar de Livros", com a Comunidade de Leitores de Gouveira. No último dia do evento, a manhã é ocupada com "Birdwatching na Romaria", e à tarde, no espaço do Anfiteatro da Cerca, acontece uma conversa participativa "Acerca da Cerca". A “Devolução de ave à natureza”, CERVAS, faz o encerramento da 7.ª edição da Romaria Cultural.

A edição de 2021 quer devolver a cultura aos espaços mais icónicos da cidade, privilegiando os espetáculos ao ar livre. Todos os espetáculos são de acesso gratuito, existindo a possibilidade de fazer reserva de bilhetes para as várias sessões através das redes sociais da GO Romaria ou, de forma presencial, no Posto de Turismo de Gouveia. O levantamento dos ingressos é feito na bilheteira do Anfiteatro da Cerca, a partir de dia 22 de julho.

A Romaria Cultural 2021 procura a “aproximação ao formato e diversidade que o festival tem vindo a consolidar, retomando o caminho de afirmação enquanto evento de referência regional e nacional.” A promoção de diálogos artísticos e o reforço da cooperação entre os vários agentes culturais da região para que, dessa forma, se torne possível a elaboração de um evento gratuito e acessível a todos os públicos, é a premissa de mais uma edição, que acontece este ano a 23, 24 e 25 de julho, no Anfiteatro da Cerca, Gouveia.

Texto de Ana Mendes
Fotografias da cortesia de GO Romaria

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.