Natural do Porto, Bárbara Moreira rendeu-se à Beira há 5 anos com uma vontade visceral de ajudar a desenvolver o interior do país.  É formada em Gestão de Marketing, mestranda em Segurança, Defesa e Resolução de Conflitos e doutorada em sonhos.

A partir de uma ideia na qual tem trabalhado durante anos, em 2018 fundou a Associação AIIR - Apoio à Inclusão de Imigrantes e Refugiados, da qual é também presidente. A Associação AIIR desenvolve o projeto LAR – Love And Respect, um projeto-piloto de inclusão social de famílias imigrantes e sua fixação em territórios rurais do interior de Portugal, que está neste momento a criar comunidades interculturais e intergeracionais na Ima, Guarda.

Desenvolvido pela Associação de Apoio à Inclusão de Imigrantes e Refugiados, o LAR é uma resposta de segunda linha ao integrar pessoas que tenham terminado os programas de acolhimento de 18 meses. Procura selecionar famílias de pessoas refugiadas e/ou migrantes que tenham gosto pela agricultura e pelo meio rural, integrando-as em aldeias do interior que estejam em risco de despovoamento. O LAR garante às famílias acolhidas uma casa, um contrato de trabalho a um membro por agregado familiar e apoia todos os membros das famílias na sua inserção profissional, educacional e sociocultural.

No Trampolim Gerador, Bárbara Moreira integra o painel do debate O que é o interior?, no dia 9 de setembro, juntamente com Cátia Terrinca e Luís André Sá.

Trampolim Gerador volta a dar o salto de 9 a 12 de setembro e invade a Central Gerador com performances, conversas, concertos, arte urbana, gastronomia e muito mais. A organização conjunta do Gerador e da Junta de Freguesia do Lumiar traz até ao Largo das Conchas autores como Filho da Mãe, Rão Kyao, Margarida Montenÿ, Pitanga, Tiago R. Santos, Pedro Branco, Luís André Sá e muitos outros. Descobre tudo aqui.

VOLTAR À PÁGINA