Gerado para Direção Geral de Ensino Superior.

A exarp é um movimento que destaca as iniciativas exemplares de integração de novos estudantes nas instituições de ensino superior. São centenas de ideias, muitas delas desenvolvidas pelos próprios estudantes, que merecem vir a público pela consequência que têm na vida das pessoas.

A exarp estimula, também, a criação de novas iniciativas centradas, principalmente, no desporto, cultura e ciência, através do apoio ao nível da comunicação e da organização às entidades que o desejarem.

Como todos os movimentos, o exarp também tem um símbolo: uma echarpe, em 10 versões diferentes, desenhada artistas portugueses que interpretaram criativamente uma zona específica de Portugal, Aka Corleone, Amalteia, Hugo Henriques, Lord Mantraste, Margarida Esteves, Maria Imaginário, Mariana Cáceres, Nicolae Negura, Tó Trips e Vanessa Teodoro. Descobre cada uma delas aqui: 

Para além de um site com a agenda, notícias a reportagens do que está a acontecer pelo Ensino Superior, a exarp já levou aos espaços de ensino superior um conjunto de iniciativas como: 

Concerto Aberto à Improvisação 
No dia 10 de abril de 2018, o pianista Júlio Resende voltou Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, na Avenida de Berna, onde estudou filosofia, para dar um concerto único onde convidou o público a improvisar na música através de instrumentos musicais distribuídos a todos os presentes. Sabe mais aqui.

Piquenique de acolhimento de novos alunos na Universidade de Aveiro 

Faz-te à Nova 
No dia 20 de setembro de 2018, a Universidade Nova de Lisboa, o Gerador e o Exarp juntaram-se para receber os novos alunos com um conjunto de aulas bem surpreendentes com nomes como o músico Noiserv, a sexóloga Marta Crawford, o pianista Júlio Resende, a fotógrafa Estelle Valente ou o chef Hugo Brito. 

Dia Aberto das Universidades na Fundação Calouste Gulbenkian 
sobre 

Descobre o site da exarp, aqui